
O Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul (ISPCS) deu início, nesta terça-feira, 8 de Abril, aos cursos de especialização em Enfermagem Materno-Infantil e Mecanização Agrícola e Pecuária. A cerimónia de abertura decorreu no auditório da Administração Municipal do Sumbe.
Representando o governador provincial, o director da Educação, José Eduardo, incentivou os profissionais seleccionados a dedicarem-se plenamente durante a formação, visando alcançar resultados de excelência.
O presidente do ISPCS, Raimundo Kwaya, referiu que a abertura, na passada terça-feira, dos cursos de especialização foi possível através dos Decretos números 14/25, de 3 de Janeiro, e 321/25, de 5 de Fevereiro, financiado pela União Europeia, no quadro do Programa de Apoio ao Ensino Superior (UNI-AO).
Raimundo Kwaya destacou que este programa de apoio ao ensino superior construirá pontes para o futuro do Sumbe e do Cuanza Sul, suprindo a carência de quadros nacionais essenciais para o desenvolvimento do país em diversos sectores socioeconómicos.
Conforme o mesmo, a abertura dos novos cursos representa não só os novos desafios e oportunidades, mas também o crescimento e a evolução da instituição, que procura se destacar pela excelência no ensino superior e na formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento do país.
“Após o sucesso da implementação do curso de mestrado em Protecção de Plantas, é um privilégio para nós podermos expandir a nossa oferta académica, com essas especializações que são fundamentais para o desenvolvimento dos sectores da Saúde e Agro-Pecuária”, disse.
Actualmente, informou o responsável, 54 estudantes estão inscritos nas referidas especialidades, sendo 34 em Enfermagem Materno-Infantil e 20 em Mecanização Agrícola e Pecuária.
Outrossim, o representante do Programa UNI.AO, Osvaldo Varela, explicou que o fito do programa é contribuir para a formação de quadros qualificados, capazes de enfrentar os desafios actuais e futuros de Angola, promovendo a diversificação da economia nacional.
Desde 2019, o Programa UNI.AO apoia o sistema de ensino superior angolano com um financiamento de 13 milhões de euros, dos quais 4 milhões são destinados ao financiamento de cursos de pós-graduação e 2 milhões para bolsas de estudo. Os estudantes podem candidatar-se a bolsas com um valor mensal de 100.000 kwanzas.