
“Segredos de Aminata e Eróticas Confissões de um Cachorro” é o título da mais recente obra de Lopito Feijó, apresentada na quinta-feira, em Luanda, como homenagem à esposa e às mulheres africanas.
O livro dá continuidade ao universo iniciado em “Desejos de Aminata” (2013) e aprofundado em “Desejos & Doutrinárias Marintimidades” (2020), explorando o erotismo como expressão literária legítima, sensível e lírica.
Dividida em duas partes – que o autor chama de “libidos” -, a obra reúne 74 textos e inclui ilustrações exclusivas do artista português Albino Moura.
Lopito Feijó descreve o novo livro como mais uma manifestação de “amor adulto, puro e maduro”, dedicado à sua eterna musa e companheira de quase quatro décadas, a jornalista e actriz Verónica Aminata Goubel.
Nascido em Malanje, em 1963, o poeta, crítico literário e professor de literatura angolana é membro fundador da Brigada Jovem de Literatura de Luanda (BJLL) e do Colectivo de Trabalhos Literários Ohandanji.
David Samba estreia-se com “11 Poemas da Esperança”
Na mesma quinta-feira, David Samba fez a sua estreia literária com a obra “Os 11 Poemas da Esperança”, lançada na Escola Superior Pedagógica do Bengo, sob chancela da Bengo Editora.
O livro aborda o quotidiano dos angolanos, com enfoque na identidade nacional, esperança, solidariedade e amor.
“Este livro é um sinal de resistência, porque fazer literatura em Angola, sobretudo na província do Bengo, tem sido um grande desafio”, afirmou o autor.
Natural do Bié, David Samba é coordenador do Núcleo Provincial do Levarte no Bengo e coordenador interino da Praia Académica.