Maternidade do Moxico atende mais de 330 meninas (de 14 a 17 anos) grávidas
Maternidade do Moxico atende mais de 330 meninas (de 14 a 17 anos) grávidas
gravidez

Cerca de 336 adolescentes (de 14 a 17 anos) que se encontram em estado de gestação, foram atendidas nas consultas pré-natais, na Maternidade Provincial do Moxico, durante o primeiro trimestre do corrente ano, com aumento de 10 casos, em comparação com igual período anterior.

Em declarações à imprensa, a chefe dos serviços pré-natais da Maternidade Provincial do Moxico, Helena Mufana, revelou tratar-se de meninas com idades compreendidas entre 14 a 17 anos de idade.

Conforme a responsável, no período em referência, foram consultadas pela primeira vez 1.164 mulheres grávidas, das quais 51 testaram positivo ao VIH, equivalente a quatro por cento, incluindo três adolescentes.

A enfermeira reiterou o apelo sobre a necessidade de se intensificar palestras nas comunidades e nas escolas, com vista à redução da taxa de gravidez precoce na fase da adolescência.

Acrescentou que essa iniciativa tem sido promovida naquela unidade sanitária, durante as consultas pré natais, onde são abordados temas ligados à malária, VIH, cuidados com a higiene, alimentação entre outros.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é considerada a gravidez precoce a gestação que ocorre em meninas de 10 aos 19 anos.

A falta de informação e a dificuldade de acesso a métodos contraceptivos são apontados como as principais causas deste fenómeno pela OMS.

Na ocasião, a adolescente Cassinda Alcina, de 17 anos, denunciou que foi forçada pelos pais a casar precocemente, tendo posteriormente sido abusada sexualmente pelo suposto parceiro de idade avançada.

Em situação idêntica, a adolescente Adriana Joaquim, de 16 anos, que carregava um recém-nascido ao colo, desencoraja tais práticas, face aos constrangimentos que acarreta.

Inaugurada em 2015, este ano a Maternidade Provincial do Moxico, com capacidade de internar 140 doentes, registou o atendimento de sete mil 556 utentes, em diversos serviços existentes.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido