
O primeiro período de aplicação dos Exames Nacionais na sua 1ª fase de generalização, denominado por “Estudo diagnóstico”, vai decorrer de 10 a 12 deste mês, numa iniciativa do Ministério da Educação (MED).
Os exames que vão decorrer entre às 9h e às 11 horas, em escolas previamente seleccionadas em Luanda e visa aferir o grau de aprendizagem dos alunos e verificar o estado real do sistema educativo, segundo uma nota enviada esta terça-feira à imprensa.
O documento refere que os testes serão realizados por uma entidade externa, tendo como público-alvo alunos de instituições públicas, público-privadas e privadas do ensino primário e secundário do ensino geral.
Salienta a nota que as provas vão acontecer em centros de exames, com uma duração de 90 e 120 minutos para a 6ª, 9ª e 12.ª classes respectivamente, na qual serão avaliadas as disciplinas de Ciências da Natureza da 6ª classe, Física da 9ª e 12.ª classe.
A generalização de exames, depois da fase piloto realizada em Junho de 2022, prevê testar cerca de 40 mil alunos.
Os resultados saídos dos Exames Pilotos, submetidos a dois mil e 100 alunos, da 6ª e 12ª classes, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, sugeriram a generalização progressiva de exames nacionais.