
O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, reafirmou, na quinta-feira (29), a anulação da então denominada Federação Angolana de Fisiculturismo e Fitness (FAFITNESS), sublinhando que Angola defende a prática do desporto limpo.
De acordo com o governante, o organismo, fundado em 2022, não obteve o reconhecimento do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) devido à incompatibilidade da modalidade com os princípios do desporto limpo, uma vez que os suplementos e substâncias frequentemente utilizados para o desenvolvimento da musculatura são considerados dopantes.
A questão foi abordada por especialistas durante a apresentação do projecto de Decreto Presidencial que aprova o regulamento da Taxa Única Aplicável ao Licenciamento e Funcionamento de Ginásios e estabelecimentos similares, no âmbito do XIV Conselho Consultivo do Ministério da Juventude e Desportos, que terminou quinta-feira, em Luanda.
“O MINJUD não reconhece o fisiculturismo porque Angola é defensora do desporto limpo”, afirmou Rui Falcão.
A maioria das substâncias tradicionalmente associadas ao fisiculturismo de alta performance consta da Lista de Substâncias e Métodos Proibidos da Agência Mundial Antidopagem (WADA, na sigla em inglês), entre as quais se incluem os esteróides androgénicos anabólicos, como a testosterona, o stanozolol e a trembolona, bem como outros agentes, nomeadamente o clembuterol e os SARMs.
Angola é membro da Agência Mundial Antidopagem, através do Comité Olímpico Angolano (COA), tendo reafirmado a sua plena conformidade e reconhecimento internacional no dia 4 de Julho de 2024.
Apesar de não ser reconhecida oficialmente no país, a modalidade integra a lista de 199 Estados filiados à Federação Internacional de Fisiculturismo (IFBB) e tem realizado competições provinciais e nacionais, bem como participado em provas internacionais, sem o respaldo do MINJUD.
Os principais pólos de desenvolvimento do fisiculturismo em Angola situam-se nas províncias de Luanda, Malanje e Lunda Sul. O presidente da extinta federação, Bráulio Martins, defende a expansão da modalidade para todo o território nacional.
O fisiculturismo tem registado crescimento no país, marcado pela realização de eventos internacionais como o Angola Ultimate Classic 2025 e o Muscle Contest Angola. Atletas nacionais têm igualmente competido sob a égide da Federação Internacional de Fisiculturismo.
Pedro Pereira é apontado como um dos principais nomes da modalidade em Angola, após conquistar o Campeonato do Mundo da IFBB Elite, em 2021, disputado em Sevilha, Espanha. Em 2023, Luanda acolheu ainda o concurso Mister Universo Profissional.
No que diz respeito às infra-estruturas desportivas, Luanda dispõe de vários ginásios em funcionamento, entre os quais se destacam o Pro Ultimate Gym, Maianga Gym, RCF Fitness Club Maianga e o Strong Gym.