
O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, anunciou este sábado, em Luanda, que estão a ser desenvolvidos esforços para patentear a nova modalidade de desportos adaptados, denominada mãoboll, no âmbito das iniciativas do Plano de Desenvolvimento do Desporto (Planadesporto).
Falando à imprensa durante a abertura da primeira edição do Campeonato Nacional de Mãoboll, realizado no espaço multiuso em frente ao antigo INEF, na capital do país, Rui Falcão destacou que a modalidade será incluída no processo de certificação regular do desporto nacional.
Segundo o ministro, este trabalho permitirá que a modalidade seja oficialmente reconhecida como uma criação angolana, seguindo posteriormente os trâmites necessários para a sua homologação e reconhecimento internacional.
Rui Falcão classificou o lançamento da modalidade como uma iniciativa “maravilhosa” e inovadora, com potencial para alcançar notoriedade a nível mundial, dada a sua dinâmica e características inclusivas.
Na estreia da competição, a equipa Amados do Cazenga empatou a 2-2 com a Casa do Benfica de Benguela. No segundo jogo, o Atlético Jacaré do Bengo e o Aventura Tic Tac de Bocoio de Benguela não foram além de um empate sem golos.
A jornada foi encerrada com um jogo dominante da Fortaleza da Maianga, que goleou o Brilho do Sol de Viana por 5-0.
O mãoboll começou a ser disputado oficialmente em Angola em 2014, com a realização do Campeonato Provincial de Luanda, e agora dá um passo significativo rumo à sua institucionalização e expansão.