Ministro Téte António recua e afasta diplomatas corruptos
Ministro Téte António recua e afasta diplomatas corruptos
mirex

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, excluiu ontem, terça-feira, 2 de Maio, em Luanda, o ex-embaixador plenipotenciário de Angola na República Federal e Democrática da Etiópia e Junto da União Africana, Arcanjo Maria do Nascimento, e o ex-cônsul de Lisboa (Portugal), Narciso do Espírito Santo Júnior, na lista das entidades nomeadas a 25 de Abril do corrente, através do Despacho n.º 1376/GMRE/2023.

Até ao momento, o Ministério das Relações Exteriores (MIREX) ainda não se pronunciou sobre o afastamento, de última hora, dos dois diplomatas. Mas o que ficou patente – à vista de todos – é que os mesmos não participaram ontem na cerimónia de tomada de posse dos recém nomeados.

O Imparcial Press sabe que, os referidos quadros do MIREX estão a responder a título individuais, processos-crimes – que seguem os trâmites legais junto à Procuradoria Geral da República – pelas falcatruas, ou seja, pela gestão danosa que ambos praticaram no quadro das suas missões.

Segundo dados em posse do Imparcial Press, o embaixador Arcanjo Maria do Nascimento que está a responder o processo n.º 48/2018, chegou a ser detido, em Maio de 2018.

Na altura, a PGR justificou que aplicação da medida de coacção pessoal gravosa – prisão preventiva – ao antigo embaixador devia ao facto de haver “fortes indícios” de ter cometido os crimes de peculato, corrupção passiva e de branqueamento de capitais.

Por sua vez, o cônsul de Lisboa, Narciso de Espírito Santos Júnior, está a responder o processo n.º 6763/2022 – DNIAP/PGR, e é acusado de crimes de peculato e corrupção, praticados no período de 2016 a 2021, no exercício da função, na capital portuguesa.

Ontem, o ministro Téte António concedeu posse a 24 novos titulares de cargos de direcção e chefia, em acto realizado no salão nobre “Paulo Teixeira Jorge”, localizado no edifício sede do MIREX, em Luanda.

Entre as entidades que tomaram posse, de acordo com o comunicado enviada
à redacção do Imparcial Press, o destaque recai para o novo Secretário Geral do MIREX, João Baptista da Costa, o inspector diplomático e consular, Joaquim Augusto Belo Mangueira, o director da Direcção África, Médio Oriente e Organizações Regionais (DAMOOR), Jorge Catarino Cardoso, a directora da Direcção Europa, Maria Cuandina Tchilepa de Carvalho, o director do Gabinete do Ministro, Fernando Miguel, o director do Gabinete de Estudos e Análise Estratégicas, Matias João Pires, o novo director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa, António dos Santos Nascimento, a directora da Direcção de Administração e Gestão do Orçamento, Norma Bastos, o director do Gabinete da Secretária de Estado para Administração, Finanças e Património, Emerson Nataniel de Lima António.

Tomaram igualmente posse, os novos cônsules gerais, respectivamente, em Roterdão (Países Baixos), Salvador Allende Carvalho de Bom Jesus, em Cape-Town (África do Sul), Elsa António Roque Caposso Vicente, e em Paris (França), Maria Olga Inácio da Paixão Franco.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido