
O Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) vai institucionalizar, antes do mês de Abril, o Prémio Nacional do Desporto, uma iniciativa destinada a reconhecer e valorizar o mérito dos diversos intervenientes do sector desportivo em Angola.
A informação foi avançada pelo chefe do Departamento Jurídico do MINJUD, Miguel Jorge, durante a apresentação do projecto no Conselho Consultivo do ministério, que decorre até esta quinta-feira, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda.
Segundo o responsável, o prémio estará organizado em várias categorias e prevê a atribuição de troféus e prémios pecuniários aos vencedores.
Entre as distinções constam, entre outras, atleta de destaque dos escalões de formação, dirigente desportivo do ano, treinador do ano, associação desportiva do ano, jornalista desportivo do ano, promotor do desporto do ano e prémio do desporto comunitário do ano.
O galardão incluirá igualmente as categorias de melhor atleta jovem do ano, melhor atleta do desporto adaptado, bem como melhor atleta jovem masculino e feminino, abrangendo assim diferentes níveis e vertentes da prática desportiva.
Recorde-se que o MINJUD instituiu, em 2023, o Prémio Nacional da Juventude, com objectivos semelhantes de valorização do mérito juvenil. Desde então, foram realizadas duas edições, a mais recente em 2025, depois de, no ano anterior, o prémio não ter sido atribuído por razões técnicas.
O Prémio Nacional da Juventude distingue jovens com idades entre os 15 e os 35 anos que se destacam pela implementação de projectos inovadores e sustentáveis.
Na segunda edição, realizada em Abril de 2025, foram premiadas oito categorias, com valores monetários entre 300 mil e 1,5 milhões de kwanzas, reconhecendo iniciativas de impacto social e empreendedorismo juvenil.
O Conselho Consultivo do MINJUD reúne autoridades governamentais, federações desportivas, líderes de associações juvenis, técnicos e representantes de parceiros públicos e privados ligados à juventude e ao desporto.
O fórum conta com a participação de mais de 250 delegados, provenientes das 21 províncias do país, e realiza-se anualmente com o objectivo de avaliar, reflectir e propor acções para o desenvolvimento do sector.
Este órgão tem carácter consultivo e funciona como instância de apoio estratégico, emitindo recomendações e pareceres não vinculativos, com vista ao reforço da qualidade das decisões e ao crescimento institucional do sector da juventude e desportos em Angola.