MINSA disponibiliza mais de um milhão de doses de vacinas contra a cólera
MINSA disponibiliza mais de um milhão de doses de vacinas contra a cólera
vac colera

O Ministério da Saúde (MINSA) anunciou hoje, domingo, a disponibilidade de mais de um milhão de doses de vacinas para o combate à cólera em Angola, que já matou cerca de 59 pessoas.

A informação foi avançada pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, durante uma conferência de imprensa no Centro de Imprensa Aníbal de Melo, em Luanda, no âmbito da atualização dos dados sobre o surto da doença no país.

Segundo a ministra, o MINSA lançará nos próximos dias uma campanha de vacinação nas zonas mais afectadas, como parte das estratégias do Governo para conter a propagação da cólera.

A vacina, administrada por via oral e em dose única, será aplicada a indivíduos com idade igual ou superior a um ano.

O surto de cólera já atingiu oito províncias, com um total de 1.584 casos confirmados e 59 óbitos. Luanda lidera com 970 casos, seguida pelo Bengo (351), Icolo e Bengo (250), Huambo (4), Malanje (3), Zaire (3), Huíla (2) e Cuanza-Norte (1).

O grupo etário mais afectado é o das crianças entre dois e cinco anos, com 252 casos e 10 óbitos, seguido dos 10 aos 14 anos, com 203 casos e quatro óbitos.

Actualmente, 209 pessoas encontram-se internadas com suspeitas de cólera. Nas últimas 24 horas, o Sistema de Vigilância Epidemiológica registou 125 novos casos, sendo 76 no Bengo, 37 em Luanda e 12 no Icolo e Bengo, além de dois óbitos no Bengo.

O MINSA apela à colaboração da população para a adoção de medidas preventivas, reforçando a importância da vacinação, do saneamento básico e do consumo de água potável como principais formas de combate à doença.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido