Morreu o ex-presidente do FC Porto
Morreu o ex-presidente do FC Porto
pinto costa1

O ex-presidente do FC do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, morreu ontem, sábado, aos 87 anos de idade, vítima de doença prolongada.

Pinto da Costa lutava contra um cancro na próstata, diagnosticado em 2021, tendo sido hospitalizado por diversas vezes.

Nascido em 1937, formou-se em Direito mas ficou conhecido publicamente por ser presidente do FC Porto durante 42 anos, antes de ser derrotado em 27 de Abril de 2024 nas eleições que elegeram André Villas-Boas.

Depois de muitos anos da infância e juventude dedicados aos “dragões”, entrou pela primeira vez na estrutura do clube em 1969, ocupando o cargo de director das modalidades amadoras.

No entanto, foi apenas em 1981 que Pinto da Costa decidiu candidatar-se à presidência do clube da cidade invicta, trazendo José Maria Pedroto para o cargo de treinador. Em Abril de 1982 foi eleito e ocupou o lugar durante mais de quatro décadas.

Com Pinto da Costa ao leme, o clube de futebol entrou numa fase de ouro, tornando-se campeão nacional e alcançando o sucesso europeu.

Em 1987, em Viena de Áustria o famoso calcanhar de Madjer e uma grande exibição de Paulo Futre derrotaram o Bayern de Munique e granjeou a primeira Taça dos Campeões Europeus para a colectividade azul e branca.

Seguiu-se a Supertaça Europeia e a Taça Intercontinental, esta última conquistada frente ao Peñarol, numa partida jogada no Japão, sob um grande manto de neve.

A década de 90 trouxe ainda mais vitória e tornou-se no clube dominador do futebol em Portugal, chegando mesmo a conquistar o pentacampeonato entre 1995 e 1999, algo apenas conseguido pelos “Dragões”.

O sucesso desportivo manteve-se em 2004. Sob a liderança de José Mourinho no banco, o Porto conquistou a segunda Liga dos Campeões da sua história. Um ano antes, em Sevilha, venceu a Taça UEFA frente ao Celtic de Glasgow, por 3-2.

As conquistas continuaram após a saída de José Mourinho para o Chelsea com a equipa a chegar a um novo tetracampeonato com Jesualdo Ferreira.

Com André Villas-Boas (actual presidente), o FC Porto conquistou quase todos os títulos que disputou na época de 2010/11.

Com excepção da Taça da Liga, venceu o campeonato com uma vantagem larga sobre o Benfica e conquistou a Liga Europa em Dublin, com vitória frente ao Sporting de Braga, por 1-0.

Em abril de 2024, o reino de Pinto da Costa à frente do FC Porto chegaria ao fim. Depois de 42 anos, foi o mesmo André Villas-Boas, antes treinador, a derrota-lo por larga margem.

Este clube luso tem uma longa história com Angola, com a Casa do FC Porto, em Luanda, a desempenhar um papel fundamental na aproximação dos adeptos.

Em 2014 Pinto da Costa esteve no país na sequência da cooperação existente entre o clube luso e a filial de Angola.

Durante a sua visita, assinou protocolos de cooperação com algumas instituições desportivas nacionais, destacando-se o rubricado com a Academia de Futebol de Angola (AFA).

Em Novembro de 2024, o actual líder da agremiação, André Villas-Boas, também esteve no país. Visitou à Casa do FC Porto e reforçou os laços de amizade entre o clube e os seus adeptos angolanos.

Alguns atletas angolanos de destaque que evoluiram no FC Porto: Quinzinho (ponta-de-lança entre 1995 e 1999), André Macanga (médio entre 2000 e 2002) e Djalma Campos (ponta-de-lança entre 2011 e 2015).

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido