Moxico: Município dos Bundas carece de novo hospital
Moxico: Município dos Bundas carece de novo hospital
bundas

O município dos Bundas, na província do Moxico, carece de uma nova infra-estrutura hospitalar para responder a demanda populacional de assistência médica e medicamentosa.

A actual estrutura foi erguida em 2008, com categoria de centro médico, tendo sido adaptada para Hospital Municipal, com capacidade de 50 camas instaladas e uma média de atendimento de 25 pacientes diários, num município com perto de 100 mil habitantes.

A unidade sanitária foi radiografada pelo governador provincial, Ernesto Muangala, no quadro de uma visita de trabalho que efectua àquele município que dista a 356 quilómetros a sul da capital provincial (Luena).

Em declarações à imprensa, o governante reconheceu que a actual unidade hospitalar não responde à demanda dos utentes que procuram os serviços de saúde na circunscrição.

Face a essa realidade, segundo Muangala, a administração local tem sido obrigada a utilizar salas de outras infra-estruturas do município, mormente a Casa da Juventude para internar pacientes.

Sem detalhar, o responsável disse que consta na agenda do Governo, para breve, a construção de um novo hospital, com vista a conferir maior e melhor assistência à população do município.

Por sua vez, o director municipal da saúde, Fernando Paulo, acrescentou que a região carece de pelo menos mais oito unidades sanitárias, entre postos e centros de saúde e 200 profissionais para garantir o normal funcionamento do sector.

Actualmente o município dos Bundas possui 16 unidades sanitárias e 107 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos terapêuticos.

A malária, as doenças diarreicas agudas (DDA) e as do fórum respiratório são as patologias mais frequentes na circunscrição.

in Angop

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido