
A equipa sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda sagrou-se, esta sexta-feira, campeã da Taça de Angola, ao derrotar o Vila Clotilde por expressivos 110-82, numa final disputada no Pavilhão da Cidadela, em Luanda.
Numa inédita presença em finais da Taça, a formação do Vila Clotilde entrou determinada e conseguiu equilibrar o primeiro quarto, que terminou com vantagem de 21-17 para os tricolores.
No segundo período, a experiência do Petro veio ao de cima, destacando-se as exibições de Abou-Bakar Gakou e Rigoberto Mendoza, que conduziram a equipa a uma vantagem confortável de 61-41 ao intervalo.
Na etapa complementar, o técnico Sérgio Valdeolmillos rodou o plantel e lançou jogadores menos utilizados, que mantiveram o ritmo e a intensidade da equipa.
Apesar da boa reacção do Vila Clotilde, com Custódio Germano em evidência ao forçar faltas e liderar a pontuação da sua equipa, o Petro manteve o controlo e fechou o terceiro quarto em 89-63.
O último período serviu apenas para confirmar a superioridade da equipa do eixo-viário, que chegou à mítica “chapa 100”, encerrando o marcador em 110-82. Rigoberto Mendoza foi o cestinha do encontro com 22 pontos.
Com este triunfo, o Petro de Luanda sucede ao Interclube na lista de vencedores da Taça de Angola.
Ficha de Jogo
Árbitros: Francisco Tando, Mbunga Pedro e António Luvati
Petro de Luanda: Gerson Domingos (2), Eduardo Simão (0), Yanick Moreira (11), Childe Dundão (13), Kenneth Manuel (11), Mouloukou Diabaté (9), Carlos Cabral (0), Cléusio Castro (10), Abou-Bakar Gakou (15), Pape Badji (11), Glofate Buiamba (6), Rigoberto Mendoza (22)
Treinador: Sérgio Valdeolmillos
Vila Clotilde: Pedro Chita (7), Hilário Tito (19), Custódio Germano (26), Adão António (5), Nídio Candeeiro (0), Gilson Martins (12), André Lima (2), Ivanov Morão (1), Eddy Pellon (0), Carlos José (0), Fidel Cabita (2), Ernesto Mungue (8)
Treinador: João Baptista