PGR notifica 1.º secretário do MPLA no Cambulo por substituições irregulares de funcionários da Saúde
PGR notifica 1.º secretário do MPLA no Cambulo por substituições irregulares de funcionários da Saúde
donacia

A Procuradoria-Geral da República (PGR) notificou o secretário municipal do MPLA no município do Cambulo, província da Lunda-Norte, para prestar esclarecimentos no âmbito de um processo de averiguação relacionado com a substituição de funcionários públicos da Direcção Municipal da Saúde.

Segundo um ofício do Ministério Público junto do Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Cambulo, a que o Imparcial Press teve acesso, Donacie Wanga, secretário municipal do MPLA, deverá comparecer hoje, 10 de Fevereiro, nos termos do artigo 132.º, n.º 2, do Código do Processo Penal, no âmbito do processo de averiguação n.º 0167/2025. Não há, até aqui, informações se o mesmo foi responder ou não.

A diligência surge na sequência de denúncias que apontam para a desactivação no Sistema Financeiro do Estado de vários funcionários da Direcção Municipal da Saúde com mais de dez anos de serviço, que terão sido afastados das suas funções.

As vagas deixadas pelos trabalhadores afastados terão sido preenchidas por outras pessoas, alegadamente indicadas pelo Comité Municipal do MPLA no Cambulo.

De acordo com informações, o administrador municipal do Cambulo, recentemente empossado, terá declarado às autoridades que não conhece os novos funcionários, afirmando que apenas recebeu listas de nomes remetidas pelo Comité Municipal do MPLA para ocupar os postos vagos.

A explicação não terá sido acolhida pela PGR, que decidiu avançar com a notificação do primeiro secretário municipal do partido para esclarecimentos adicionais.

O caso foi igualmente comunicado à primeira secretária provincial do MPLA na Lunda-Norte, que acumula também o cargo de governadora da província, num sinal de que o processo está a ser acompanhado a níveis superiores da hierarquia política e administrativa.

A sociedade civil local afirma estar a acompanhar de perto a evolução do processo e apela a uma actuação firme da Procuradoria-Geral da República, defendendo a necessidade de se apurarem eventuais práticas de corrupção, nepotismo e interferência partidária na gestão da função pública no município do Cambulo.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido