Poetas da Huíla sem palco para declamar
Poetas da Huíla sem palco para declamar
poeta

Os poetas do Lubango, província da Huíla, defenderam a necessidade de as autoridades governamentais e empresários investirem em recintos apropriados para a declamação, o que nos dias de hoje está em falta.

Em declarações à agência Angop, a propósito do Dia Mundial da Poesia (21 de Março), os artistas foram unânimes em sublinhar as dificuldades por que passam, devido à falta de um palco apropriado onde possam tornar rentável as sessões de poesia.

Poeta há mais de 15 anos, Inocêncio Hungulo entende que a falta de um espaço apropriado tem prejudicado a promoção e a massificação da poesia, assim como inibe a aposta no segmento.

Oliver Fela, poeta com mais de 20 anos de carreira, afirmou que a Huíla, ultimamente tem estado a registar um crescimento de poetas amadores, mas faltam recintos para o efeito, o que condiciona a sua evolução.

Por sua vez, o coordenador provincial do Movimento Lev´arte, Dias Changalala, expressou que a situação é “preocupante” e a reclamação não é de hoje, daí que recorrem a recintos improvisados para sessões de apresentação, facto que limita a qualidade criativa dos artistas e prejudica o seu trabalho.

Sugeriu que as administrações municipais, no âmbito do seu Plano de Acção de Desenvolvimento, nomeadamente do PIIM e Combate à Pobreza, inscrevam espaços de espectáculos e de divertimento público.

Na mesma senda, a presidente da Brigada Jovem de Literatura (BJL), Odeth Living, afirmou que, por ser uma arte de exprimir os sentimentos em diferentes formas, devia merecer mais atenção da sociedade civil e das autoridades.

Em resposta, o director do gabinete provincial da cultura, turismo, juventude e desportos, na Huíla, Osvaldo Lunda, reconheceu, esta sexta-feira, a falta de recintos, mas acredita que nos próximos tempos a situação poderá melhorar, pois no plano do Gabinete é prioridade.

Apesar das dificuldades que ainda perduram, exortou os poetas a estarem “firmes e engajados” a demonstrar as suas criações artísticas ao público, no sentido de ampliarem a classe.

O 21 de Março foi instituído Dia Mundial da Poesia durante a 30ª Conferência Geral da UNESCO, realizada a 16 de Novembro de 1999.

A data visa celebrar a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação, bem como reflectir sobre o poder da linguagem e desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa.

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido