
O Presidente da República, João Lourenço, exonerou hoje, quinta-feira, 8 de Junho, o ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, nomeando para o seu lugar o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José Lima Massano.
A exoneração de Nunes Júnior e nomeação de Lima Massano – divulgada através de um comunicado de imprensa – é justificada apenas com “conveniência de serviço”. Mas, fontes do Imparcial Press alegam que o mesmo terá induzido o Chefe de Estado ao erro.
Manuel Nunes Júnior é demitido uma semana depois de o governo anunciar a subida do preço da gasolina para 300 kwanzas, em consequência da retirada parcial dos subsídios aos combustíveis.
A medida suscitou protestos de taxistas e moto taxistas nas províncias do Huambo (onde a polícia matou cinco pessoas e dezenas outras feridas) e Huíla (foram detidas mais de 50 pessoas), por causa de atrasos na entrega dos cartões que lhes permitem aceder ao beneficio.
Às autoridades angolanas assumiram falhas na comunicação e têm organizado sessões de esclarecimento com diversos setores ao longo desta semana.
Para 17 de junho está a ser convocado uma manifestação nacional contra a subida do preço do combustível a nível nacional.