
Um primeiro sub-chefe da Polícia de Trânsito, identificado por Sebastião Augusto, de 49 anos, foi atropelado mortalmente no domingo, no posto de controlo da Casa de Telha, município do Tomboco, província do Zaire.
O incidente, considerado intencional, ocorreu enquanto a vítima, afecto ao Comando Municipal do Tomboco, interpelava um camionista que circulava no trajecto Luanda/Mbanza Kongo.
Segundo o porta-voz da delegação provincial do Zaire do Ministério do Interior, Sérgio Afonso, o condutor simulou que iria parar a viatura, mas, em vez disso, acelerou e arrastou violentamente o agente, causando-lhe morte imediata.
O suspeito, cuja identidade ainda não foi confirmada, abandonou o camião no local e fugiu para as matas do Tomboco. As autoridades estão a intensificar as buscas para capturá-lo e responsabilizá-lo criminalmente.
De realçar que, no dia 2 de Fevereiro, um subinspector da Polícia Nacional, Júlio Ngalito de Jesus Domingos, foi igualmente atropelado mortalmente na Zona Alta da cidade do Lobito, província de Benguela.
O incidente, que vitimou um total de nove cidadãos, incluindo quatro efectivos da Polícia Nacional pertencentes à Unidade de Reacção e Patrulhamento de Benguela, motivou uma nota de condolências por parte do Ministério do Interior.
As autoridades alertam para o crescente desrespeito às forças de segurança e reforçam o apelo ao cumprimento das normas rodoviárias para garantir a segurança de agentes e civis.