Razões da vitória da UNITA no Zaire – Organização e estruturas físicas vs razões da derrota do MPLA – Pater Filii C
Razões da vitória da UNITA no Zaire - Organização e estruturas físicas vs razões da derrota do MPLA - Pater Filii C
Fulii C

O partido UNITA, no Zaire, como todos sabem, ganhou as eleições últimas. Superou o MPLA, que teve a máquina montada, como se de um militar, devidamente armado das unhas aos dentes, se tratasse.

MPLA, claramente, com ajuda de seus militantes governantes, empresários bem posicionados, o facto de que gere o país há mais de 47 anos, tudo isso garante-lhe sempre o teórico favoritismo.

A gente conseguiu ver, por exemplo, aquando das eleições, veio uma grande frota de viaturas para os seus quadros, incluindo até os líderes de estruturas juvenis do referido partido. Não quero questionar a fonte, não é o objectivo deste ‘post’, mas também não teria matéria para me sustentar, porém, até prova em contrário, é dinheiro do partido.

Isso tudo faz do MPLA um partido pujante e forte, mas nada disso foi maior que a vontade do povo. Simplesmente, perdeu as eleições no Zaire.

Agora, as questões que se colocam são as seguintes:

Por que a UNITA ganhou?
Tem mais popularidade e aceitação nesta província?
Tem organização digna de realce?
Trabalhou arduamente, que superou o MPLA
?

A resposta para todas as perguntas talvez fosse NÃO. Fundamento abaixo:

  • A UNITA, no Zaire, ganhou as eleições, primeiro, porque o MPLA não cumpriu as promessas de 2017.
  • Segundo, os líderes do maioritário, durante o quinquénio, não souberam dialogar, tampouco se comunicar melhor com o povo. O M limitou-se, em termos de diálogo, com os seus jovens, que, certamente, prestaram um trabalho letárgico ao seu partido.

Muitos desses jovens limitaram-se a criar atritos com líderes juvenis da Sociedade Civil avulsa, com uma nata veia de influenciar multidões. Isto foi falha na estratégia e na execução. Os resultados o denunciam.

  • UNITA ganhou as eleições porque o MPLA, internamente, está(va) completamente fracturado, subdividido em alas dicotómicas e sumamente desavindas, o que enfraqueceu a capacidade de colher ideias unificadas, compactas, apoiadas e não bajuladas, visando um objectivo único, a vitória.
  • A UNITA ganhou as eleições, porque, em parte, aproveitou algumas fragilidades do seu principal adversário, a situação caótica da província.
  • O jovem, líder da UNITA na província, um académico, simples e humilde, que se fez amigo de muitos militantes do MPLA, alguns deles desavindos com o seu partido, e isso tudo é muito normal, porque no aproveitar é que está o ganho, desde que tal seja ético e respeite a dignidade humana, foi uma mais-valia para todo este processo.
  • A FPU, que deu na união da UNITA, BLOCO, PRA-JÁ e muitos membros da Sociedade Civil, teve a sua quota influência na vitória do partido do galo negro no Zaire.

Notei que a UNITA, internamente, estava a viver também conflitos. Havia luta do poder, com sucessivas tentativas de combate ao secretário provincial, mas tudo isso foi menor que a vontade de o povo dar cartão vermelho ao MPLA. Foi um grande voto de protesto contra o M e um convite à humildade e ao trabalho para quem viesse ganhar as eleições.

O MPLA, mesmo com inédito trabalho porta-à-porta não superou a convicção pre-formada pelo povo para as eleições de 24 de Agosto. A UNITA não precisou de fazer o mesmo, aliás, rigorosamente, a UNITA no Zaire não fez campanha retumbante, mas mesmo assim, mereceu a confiança do povo, porque queria se mostrar ao maioritário que nem sempre o dinheiro vence tudo. A humildade, o trabalho e o altruísmo fazem sempre diferença.

Um apelo aos líderes do partido UNITA em Angola.

A UNITA no Zaire tem péssima imagem em termos de infraestruturas. A sede do partido e outras estruturas físicas são uma grande vergonha, por isso, se afigura urgente a dignificação do partido do “Galo Negro” nesta província que lhe deu vitória.

A gente vê alguma melhoria no Sul, em termos de imagem do partido, mas no Zaire é uma miséria. Será que no Zaire tudo deve ser ruim?

Ter estruturas dignas, como todos sabem, melhora a imagem da organização e contribui no fortalecimento da confiança dos militantes, simpatizantes e povo que o votou.

Se a UNITA quer manter a tradição de ganhar no Zaire, deve dedicar-se no seu máximo e, sobretudo, neste quinquénio, aprimorar a confiança no seu secretário provincial, ou eleger um que seja querido tanto pelos jovens quanto pelos mais velhos do partido e esperar, talvez, que o MPLA não cumpra 60% das suas promessas.

Nunca tive interesse em militar num partido político, mas o meu grande interesse é que tenhamos instituições fortes, organizadas e lideradas por gente de visão para inclusividade, a fim de manter e fazer fluir o diálogo com todos.

Isto leva ao desenvolvimento, meu maior desejo para a minha província. Façamos todos, que isso dará certo no fim.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido