Sílvio Nascimento oficializa candidatura à presidência da APROCIMA
Sílvio Nascimento oficializa candidatura à presidência da APROCIMA
silvio nascimento

O actor e produtor Sílvio Ferreira do Nascimento, de 37 anos, anunciou, na última sexta-feira, a sua candidatura à presidência da Associação Angolana de Profissionais de Cinema e Audiovisual (APROCIMA), para o mandato 2025-2029.

A sua proposta centra-se na valorização do cinema angolano, com foco na qualidade da produção, na formação contínua e na circulação nacional e internacional das obras.

Natural da Huíla, Sílvio Nascimento afirma colocar-se “com humildade, paixão e sentido de missão” ao serviço da classe artística, acreditando que chegou o momento de consolidar uma associação mais forte, próxima dos seus membros e activa na construção de uma verdadeira indústria cinematográfica em Angola.

Entre os principais compromissos do seu plano de acção estão a valorização dos profissionais do sector com identidade e direitos reconhecidos, a protecção das obras contra a exploração indevida e o estímulo à produção audiovisual com critérios de qualidade.

O candidato propõe ainda acções consistentes de formação técnica e artística e a dinamização da circulação das criações dentro e fora do país, com vista a projectar o cinema angolano como um activo nacional, cultural e económico.

Sílvio Nascimento iniciou a sua carreira artística no grupo teatral “Kandimbas de Santa Cecília”, ligado à Missão Católica do Lubango, no início dos anos 2000. Ao longo dos anos, construiu uma trajectória de destaque, com participações relevantes no cinema e na televisão, tanto no mercado nacional como internacional.

A APROCIMA foi fundada em 16 de Agosto de 2014, em Luanda, por iniciativa do produtor Óscar Gil, com o objectivo de defender os interesses e direitos dos profissionais do cinema e audiovisual angolano.

Actualmente, está representada apenas nas províncias de Luanda e Huíla, sendo a expansão nacional um dos desafios do próximo ciclo associativo.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido