
O Sindicato Nacional de Professores (SINPROF) suspendeu ontem (segunda-feira, 16) a reunião com os Ministérios da Educação, das Finanças e da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, por não concordar com a proposta de alteração dos subsídios apresentada, dando uma moratória de mais oito dias.
O secretário-geral do SINPROF disse à imprensa que a proposta do governo não está de acordo com as expectativas dos professores. “Por isso nós entendemos que não havia condições para continuação dos demais pontos da agenda”, disse Admar Jinguma.
Os professores tinham dado ao Governo uma moratória até ontem (dia 16 de Janeiro) para apresentarem propostas para o caderno reivindicativo de 15 pontos, apresentado em 2019, o que levou à suspensão da terceira fase da greve, cujo arranque estava previsto para o dia 3 deste mês.
Leia na íntegra o comunicado do SINPROF
Reunião Negocial, 16/01/2023
Realizou-se hoje, entre as 10h28 minutos e as 14h00 a tão esperada reunião negocial com os Ministérios da Educação, Finanças e Trabalho.
A reunião visou analisar a proposta de cenários de alteração do Estatuto Remuneratório dos Agentes da Educação, sobretudo na questão ligada ao nivelamento dos subsídios.
A proposta inicial era de atribuição de mais 22% do subsídio de inovação pedagógica para que a pauta de subsídios estivesse composta da seguinte forma: técnicos médios, 50% sobre o salário base e técnicos superiores, 45% sobre o salário base.
Em contrapartida, o governo apresentou uma proposta de incremento de apenas 7,5%!
Em reacção, o SINPROF entendeu não continuar a negociar os outros pontos da agenda, enquanto os 22% não forem assumidos e atendidos.
Pelo que, a reunião foi suspensa e remarcada para a próxima segunda feira, 23, para que o Executivo amadureça a sua proposta nos termos em que está ser reivindicada.
Antes deste ponto, foi discutido o ponto que tem a ver com o subsídio de isolamento que prevê 30% para isolamento, 30% de renda de casa, estes dois serão processados mensalmente e 50% de instalação, que será pago uma vez, aquando da instalação do técnico na zona recôndita.