
O Presidente da República, João Lourenço, exonerou esta quinta-feira, 24, em Luanda, do cargo de director-geral adjunto do Serviço de Inteligência Externa (SIE), Mário António da Costa Dias, nomeando no seu lugar a diplomata Teresa Manuel Bento da Silva. Mário, que já desempenhou várias funções na inteligência, esteve no cargo desde Janeiro de 2019.
A nova directora-geral adjunto do SIE acabou de chegar da República da Áustria, onde ostentava o cargo de primeira-secretária, da Missão Diplomática de Angola, no consulado de Teodolinda Rosa Rodrigues Coelho, ex-embaixadora Extraordinária e Plenipotenciário da República de Angola e Representante Permanente junto da Organização das Nações Unidas e outras organizações internacionais em Viena. Actualmente, Teodolinda exerce o mesmo cargo no Japão.
Teresa da Silva – que foi igualmente primeira secretária da Missão Permanente junto às Nações Unidas de Angola em Viena – faz parte da inteligência desde os anos 90. A mesma foi recrutada quando ainda era discente da Universidade Agostinho Neto.
A informação foi divulgada na página da Presidência da República no Facebook, adiantando que antes da nomeação o Presidente João Lourenço exonerou do cargo de director-geral adjunto do SIE, Mário António da Costa Dias.
A publicação sublinha que o Presidente da República decretou a nomeação e a exoneração depois de “ouvido o Conselho de Segurança Nacional”.
Nos termos da Lei, o Serviço de Inteligência Extena é o órgão destinado à produção de informações, análises tendentes à realização de medidas e acções de inteligência e de segurança de Estado.
A acção desse órgão visa, fundamentalmente, garantir a segurança externa do país, a preservação do Estado de Direito Democrático constitucionalmente estabelecido e a protecção da população contra ameaças e vulnerabilidades.