
O traficante de armas russo Viktor Bout, que foi libertado numa troca de presos envolvendo a basquetebolista americana Brittney Griner, foi escolhido candidato de um partido de extrema direita para uma legislatura regional na Rússia.
Conhecido como o “Mercador da Morte”, Bout cumpriu 10 de 25 anos de prisão nos Estados Unidos de América por tráfico de armas até à sua libertação por troca com Grinner, que havia sido presa na Rússia sob acusação de posse de drogas.
Viktor Bout foi um dos principais fornecedores de armas à UNITA durante a guerra civil em Angola no período posterior às fracassadas eleições de 1992.
Aviões pertencentes a uma ou várias companhias de Viktor Bout foram vitais no transporte de todo o tipo de armas para a UNITA, desde ligeiras, a munições e carros blindados quando este movimento já não tinha apoio material dos Estados Unidos e África do Sul.
Há notícias de que um desses contratos foi avaliado em 100 milhões de dólares.
A agência de notícias russa RIA disse que o Partido Liberal Democrata, conhecido pelas suas posições ultra nacionalistas, tinha escolhido Bout como candidato para a Assembleia Legislativa da região de Ulyanovsk, no centro do país.
in VoA