Um comentário desapaixonado sobre a polémica em volta de Achraf Hakimi – Manuel Cornélio
Um comentário desapaixonado sobre a polémica em volta de Achraf Hakimi - Manuel Cornélio
M Cornelio

Em todo e qualquer ordenamento jurídico há institutos jurídicos que os nubentes devem escolher e subscrever, dos quais cito.
Comunhão Parcial de Bens: nesse regime, os bens adquiridos durante o casamento são comuns ao casal, mas os bens que cada um possuía antes do casamento não entram na comunhão.

Comunhão de Bens: nesse regime, todos os bens, tanto os adquiridos antes quanto durante o casamento, são considerados comuns ao casal.

Separação de Bens: nesse regime, cada cônjuge mantém a propriedade dos bens que possuía antes do casamento e dos bens que adquirir durante o casamento.

Participação Final nos Aquestos: nesse regime, os bens adquiridos durante o casamento são considerados comuns ao casal, mas na hora da separação, cada um fica com a metade dos bens adquiridos durante o casamento.

É importante que os noivos conversem e decidam qual regime de casamento desejam adotar antes de oficializar o casamento. Em caso de dúvida, é sempre recomendado buscar orientação de um advogado especializado em direito da família.

O regime de casamento é a forma como os bens do casal serão administrados durante o casamento e em caso de separação ou falecimento de um dos cônjuges. Existem diferentes tipos de regimes de casamento, que variam de acordo com as leis de cada país.

No caso concreto de HAKIMI, entendo que há questões muito forte no fundo da questão que nós não dominamos e por imperativo a esse “desconhecimento” devemos nos limitar a respeitar a decisão individual dos envolvidos, porque senão vejamos:

Hakimi está sendo indiciado por estupro de uma jovem de 24 anos que teria ocorrido no fim de fevereiro.

Hiba Abouk, casada com o marroquino desde 2019, entrou com pedido de separação antes da denúncia do estupro, em 25 de fevereiro deste ano.

Questões.

O que leva uma mulher pedir divórcio de um homem que supostamente jurou só a morte o separar?

O que leva uma mulher que é “supostamente” mais rica que o homem no pedido do divórcio pedir 50% da riqueza do homem?

O que leva uma mulher pedir divórcio sem justa causa?

Obviamente que as respostas estão intrinsecamente ligadas aos dois, por respeito e honestidade intelectual, escuso-me de responder estas questões pois entendo que as respostas destas questões ditaram o cenário que hoje tornou-se viral e/ou mediato.

Para finalizar, entendo, é necessário ler muito, é necessário falar pouco, é OBRIGATÓRIO OUVIR MAIS. Há um perigo enorme ao falar. Cada homem, conhece a mulher que dorme ao seu lado, de tal forma que cada mulher conhece o homem que dorme ao seu lado, há sempre um porém no médio disto tudo, a calma e serenidade que cada um apresenta no momento de crise, torna-lhe sábio e sai ileso de várias atrocidades que poderia passar.

*Jurista e Analista Político

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido