Zaire: SIC detém antigos responsáveis do governo provincial por desvio de mais de 35 milhões de kwanzas
Zaire: SIC detém antigos responsáveis do governo provincial por desvio de mais de 35 milhões de kwanzas
GPZ

Dois antigos chefes de departamentos de contabilidade e dos recursos humanos do Governo Provincial do Zaire foram, na última sexta-feira, detidos em Mbanza Kongo, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), por crime de peculato de forma continuada.

Trata-se de Lucas Daniel Panzo Malungo (ex-chefe de departamento de contabilidade do Governo Provincial), e Monteiro Domingos, antigo chefe dos recursos humanos do Gabinete Provincial da Educação, respectivamente.

Em nota enviada à imprensa no sábado último, o SIC informa que, para além de peculato, os acusados incorrem em actos de participação económica em negócio, associação criminosa e branqueamento de capitais.

Os factos, segundo o documento, ocorreram entre 2019 e 2020, quando os acusados simularam o pagamento de uma dívida pública avaliada em 35 milhões e 749 mil kwanzas, supostamente contraída pelas suas empreses denominadas “Organizações cazanga comercial Lda” e Filuso Lda”.

A nota esclarece que, actualmente, Lucas Daniel Panzo Malungo exerce as funções de director do Gabinete de Desenvolvimento Económico do Governo Provincial do Zaire, ao passo que Monteiro Domingo desempenha as funções de director administrativo da Escola de Formação de Professor “Daniel Nvemba”, em Mbanza Kongo.

Esta é a segunda detenção de gestores públicos que o SIC faz em menos de 48 horas na província do Zaire. Na quinta-feira (6), foram detidos o antigo administrador municipal do Nzeto e o chefe de departamento do património do Governo provincial acusados, também, de peculato de forma continuada.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido