
O antigo inspector-geral adjunto da Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA), Cristiano Francisco, tomou recentemente posse como novo conselheiro do director-geral do Serviço de Investigação Criminal (SIC), Luciano Tânio da Silva.
O superintendente-chefe de investigação criminal Cristiano Francisco regressa à esfera governativa mais de um ano após a sua exoneração da ANIESA, decidida pelo ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira, sob proposta do actual inspector-geral, João Fernando Quiúma, como noticiou na altura o Imparcial Press.
O Imparcial Press apurou que a sua nomeação teve lugar em Novembro de 2024, poucos dias após a entrada em funções do novo ministro do Interior, Manuel Gomes da Conceição Homem, que sucedeu ao general Eugénio César Laborinho.
Importa recordar que Cristiano Francisco e Manuel Homem mantêm uma relação de proximidade desde o tempo em que ambos exerciam funções na administração pública, nomeadamente durante o mandato de Manuel Homem como governador provincial de Luanda.
À época, Cristiano Francisco, enquanto quadro da ANIESA, prestava apoio institucional às acções inspectivas do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado do GPL.
Durante a cerimónia de posse, o director-geral do SIC sublinhou que “o corpo de conselheiros não deve ser visto como um espaço para acomodação de quadros, mas como um órgão funcional com responsabilidades concretas e metas a atingir”.
Juntamente com Cristiano Francisco, foram igualmente empossados como conselheiros os superintendentes-chefes Rufino Undembe e Alexandre Simão Sebastião.
Oriundo da extinta Direcção Nacional de Inspecção e Investigação das Actividades Económicas (DNIIAE) da Direcção Nacional de Investigação Criminal, o superintendente-chefe de investigação criminal Cristiano Francisco já desempenhou várias funções nos órgãos do Ministério do Interior.