
A Administração Geral Tributária (AGT) anunciou esta sexta-feira, a prorrogação do prazo para a submissão do ficheiro SAFT de inventários referente ao exercício económico de 2025, inicialmente fixado para o dia 15 do corrente mês, passando o novo limite para 15 de Abril.
Segundo uma nota da AGT, a decisão deve-se a constrangimentos administrativos registados ao nível do sistema informático, que dificultaram o cumprimento atempado da obrigação por parte dos contribuintes.
A instituição esclarece que o ficheiro de inventários deve conter uma tabela com a identificação detalhada de cada produto, obedecendo à estrutura de informação definida na Circular n.º 05/GACA/GJ/DSF/AGT/2026, de 13 de Fevereiro.
A AGT agradece a colaboração demonstrada pelos contribuintes no âmbito do processo de reforma e modernização tecnológica em curso, reiterando o seu compromisso em assegurar um acesso cada vez mais simples, célere e eficiente aos mecanismos de submissão dos ficheiros SAFT de inventário.
O ficheiro SAFT de inventário é um documento digital de carácter obrigatório, em formato XML ou CSV, que reflecte a existência física dos bens de uma empresa à data do fecho do exercício económico, devendo ser submetido à AGT para efeitos de comunicação oficial dos inventários.