Padre Firmino David nomeado bispo do Sumbe pelo Papa
Padre Firmino David nomeado bispo do Sumbe pelo Papa
img-20230504-wa0098_1

O Papa Francisco nomeou ontem, quinta-feira, de Maio, o padre Firmino David, do clero Arquidioceseno do Huambo e actual Reitor do Seminário Maior de Cristo Rei, secção de Teologia, para bispo do Sumbe, província do Cuanza-Sul.

A nomeação, confirmada pelo Arcebispo do Huambo, Dom Zeferino Zeca Martins, surge quase dois anos depois da indicação do então bispo do Sumbe, Dom Luzízila Kiala, para assumir os destinos da Arquidiocese de Malanje.

De 61 anos de idade, o agora bispo do Sumbe, nascido a 13 de Abril de 1962, em Sasalakata, município de Caconda, província da Huíla, foi ordenado sacerdote a 21 de Abril de 1991, na Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, Lage, Arquidiocese do Lubango, por Dom Francisco Viti, então Arcebispo do Huambo.

Doutor em Direito Canónico, pela Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma, entre 1995 e 2000, o actual bispo do Sumbe, exerceu de 1991 a 1993 as funções de Vigário Paroquial da Paróquia de Santo António e São Nuno, na província Huambo.

No período, entre 1994 e 1995, foi Pároco da mesma Paróquia e de Abril de 2013 à presente data desempenhou as funções de reitor do Seminário Maior de Cristo Rei, secção de Teologia, para além de professor do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED-Huambo).

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido