
O antigo comandante da Brigada de Segurança Escolar (B.S.E), superintendente-chefe António Domingos Muhongo dos Santos, foi nomeado recentemente pelo reverendo André Soma, do Ministério Shekinah, filial da Assembleia de Deus Pentecostal, para dirigir o centro “Porta Formosa”, após este último expulsar o pastor Loy Matucanga, conforme noticiou o Imparcial Press (vide aqui: André Soma expulsa pastor do Centro Porta Formosa).
Porém, a nomeação do superintendente-chefe António Muhongo dos Santos tem estado a gerar “mujimbos”, ou seja, boatos, no seio dos crentes e alguns membros do centro “Porta Formosa”, do Ministério Shekinah.
Os [crentes] mais radicais opta(ra)m por abandonar a referida igreja para as mais próximas. Pois discordam com a radical decisão do reverendo Soma em expulsar o antigo pastor Loy Matucanga, que era bastante querido pela está comunidade cristã.
De acordo com os contestatários, o reverendo André Soma e o seu vice-reverendo, Armando João, são “mauzinhos” e não gostam de ser contrariados. “Tornaram-se pessoas bastantes arrogantes e não gostam muito de serem contestadas nas suas declarações”, contou a fonte do Imparcial Press, lamentando a forma menos religiosa como foi tratado o caso do pastor Loy “não lhe deram sequer uma oportunidade para apresentar os seus argumentos”.
Conforme as informações, o reverendo Soma apenas comunicou aos demais responsáveis da igreja que “o pastor Loy foi retirado da Porta Formosa, porque estava a se desviar da doutrina da Assembleia de Deus Petencostal”.
“O reverendo André Soma não ouve ninguém. Também o seu vice-reverendo para assuntos religiosos, Armando João, gosta de maltratar com as palavras menos dignas”, assegurou a fonte deste portal.
De matador ao pastor
O novo responsável do centro “Porta Formosa” parece que não está a dar conta da sua nova ocupação. Segundo as fontes do Imparcial Press, o superintendente-chefe António Muhongo dos Santos não possui uma “vida de oração”, e o pior, tem um historial de “matanças” na polícia nacional.
“Razão pela qual, alguns membros estão a deixar o centro e procuram outras denominações religiosas que não são poucas nos arredores”, reforçou.
Recorde-se que o antigo director provincial da Educação de Luanda, segundo os dados em posse do Imparcial Press, é apontado como sendo o proprietário da igreja “Ministério Shekinah”.
Tão-logo que foi exonerado do cargo de administrador municipal de Viana, André Soma foi revestido supostamente pelo espírito santo e virou reverendo, ou se preferir, pastor. A par isso, Soma é proprietário do colégio Eliada, em Viana, e possui tantos outros empreendimentos.

Reverendo André Soma