Administração de Cambambe pondera expropriar terrenos
Administração de Cambambe pondera expropriar terrenos
AMCambambe

A Administração Municipal de Cambambe (Cuanza-Norte) está a ponderar expropriar terrenos para a auto-construção dirigida na área do 10 de Agosto, destinada à expansão da cidade do Dondo.

Os terrenos foram distribuídos aos populares que solicitaram à administração, mas o grau de aproveitamento está muito a quem do esperado.

O administrador municipal adjunto para Área Técnica e Infraestruturas, Gelson José Domingos Miguel, disse que de 2018 a 2023 foram distribuídos perto de dois mil lotes, destes, apenas cerca de 15 famílias construíram.

A decisão visa observar os aspectos contratuais, por altura da cedência dos espaços. O contrato estipula seis meses para que os cidadãos manifestem interesse na construção das casas.

Conforme o responsável, 300 pedidos estão pendentes na administração, facto que vai obrigar a expropriação dos terrenos já distribuídos para atender outros cidadãos, que se mostram interessados em construir.

A ideia é conferir maior movimento naquela zona, face aos investimentos públicos que estão a ser feitos, como a construção do centro materno infantil do Dondo, da Delegação do Interior, escola, assim como o fornecimento de energia eléctrica.

A oferta destes equipamentos visam atrair mais habitantes, porque segundo explicou, na cidade do Dondo já não há espaço para a construção de mais residências.

A par da auto-construção dirigida, a área do 10 de Agosto conta ainda com um projecto de reassentamento de mais de 70 famílias, a serem desalojadas da encosta do rio Capacala, cujas residências estão em fase de acabamento.

Notou que na localidade, que dista a dois quilómetros do Dondo, existem igualmente 65 famílias que habitam em dois condomínios e beneficiam de energia da rede pública e domiciliar. Está em estudo, um projecto de abastecimento de água à circunscrição, a partir do rio Kwanza.

Siga-nos

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido