António Costa assume à presidência do Conselho Europeu
António Costa assume à presidência do Conselho Europeu
Antonio Costa

O antigo primeiro-ministro de Portugal, António Costa, foi nomeado na noite de quinta-feira, 27, como o novo Presidente do Conselho Europeu, sucedendo o belga Charles Michel, que estava no cargo desde 2019.

Marcelo Rebelo de Sousa também já reagiu à nomeação. Numa nota oficial no sítio da Presidência da República, o Chefe de Estado considerou “uma magnífica decisão para a Europa e também para Portugal”.

António Costa é o primeiro socialista no cargo e prepara-se para assumir um mandato de dois anos e meio depois de uma nomeação feita por maioria qualificada (55% dos 27 Estados-membros, que representem 65% da população total).

A informação foi confirmada pelo ainda presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, que numa publicação na rede social X (antigo Twitter) anunciou que os líderes da UE “elegeram António Costa como novo presidente do Conselho Europeu”.

Já em conferência de imprensa, Charles Michel enalteceu a rapidez no processo de eleição de António Costa. O ainda presidente do Conselho Europeu considera que é um forte sinal da democracia europeia.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse, após ser nomeada para um segundo mandato, estar “honrada e encantada” por partilhar a nomeação com António Costa e Kaja Kallas para cargos de topo da União Europeia.

“Sinto-me muito honrada e encantada por poder partilhar este momento tão especial com António Costa como presidente do Conselho Europeu e Kaja Kallas como vice-presidente da próxima Comissão” e chefe da diplomacia da União Europeia (UE).

Sentido de missão

Através da rede social X, António Costa anunciou que será “com um enorme sentido de missão” que vai assumir “a responsabilidade de ser o próximo presidente do Conselho Europeu”.

“Como presidente do Conselho Europeu, a partir de 1 de Dezembro, estarei totalmente empenhado em promover a unidade entre os 27 Estados-Membros e focado em implementar a Agenda Estratégica, que o EUCO hoje aprovou e que orientará a União Europeia nos próximos cinco anos. É com um enorme sentido de missão que assumirei a responsabilidade de ser o próximo Presidente do Conselho Europeu”, rematou, agradecendo os seus apoiantes.

Siga-nos
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error: Conteúdo protegido