Campeã africana de Judo apanhada no doping – Angolana Maria Niagi pode perder o título
Campeã africana de Judo apanhada no doping - Angolana Maria Niagi pode perder o título
Maria Niagi

A judoca da Selecção Nacional, Maria Niagi, da categoria -70kg, acusou positivo no teste de doping realizado pela Federação Internacional (FIJ) nas provas Luanda Continental Open e Campeonato Africano das Nações, do Egipto.

Com o resultado do teste, a atleta pode falhar os Jogos Olímpicos de Paris’2024, pois o processo ainda decorre. A informação foi avançada, ontem, pelo ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, durante o encontro mantido com os jornalistas.

“A atleta foi apanhada no doping. As instâncias competentes estão dar tratamento e depois vão dar o parecer final. Sabemos do que foi acusada, porque nos foi informado o produto. Esperamos a conclusão do processo e nos seja informado a decisão da Federação Internacional de Judo e da WADA”, realçou.

Maria Niagi conquistou medalhas de ouro na prova em Luanda (Open Continental) e do Cairo (Africano das Nações). De acordo com o governante, a judoca confessou ter tomado a medicação que pode lhe afastar dos Jogos.

“Já ouvimos os dirigentes da Federação. Temos o conhecimento de que naquele nível não houve nenhum descuido. Pelo contrário, fez-se todo trabalho de informação com os atletas relativamente ao uso de substâncias ilegais no desporto. Ainda assim, houve esse percalço”, lamentou.

A infracção cometida pela campeã africana pode ter consequência na carreira. Falcão apresentou as possíveis punições: “Seguramente vai perder as duas medalhas e pode ser suspensa de todas as provas oficiais durante dois anos. Contudo, vamos esperar”.

in JA

Siga-nos

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido