Censo 2024: Recenseadores apurados serão conhecidos dia 28 de Junho
Censo 2024: Recenseadores apurados serão conhecidos dia 28 de Junho
censo 24

Os resultados dos 79 mil 423 candidatos para participar do Censo/2024 vão ser divulgados a 28 deste mês, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Durante o processo de recrutamento, o INE recebeu mais de 300 mil candidaturas, sendo 67 mil 131 recenseadores e 12 mil 292 supervisores para o Censo/2024, a partir do dia 19 de Julho.

De acordo com o porta-voz da Comissão Multissectorial de Apoio à Realização do Censo/2024, Hernani Luís, os cidadãos apurados serão submetidos a um ciclo de formação, com vista a dominarem as técnicas e procedimentos da recolha de dados.

Os concorrentes poderão consultar os resultados através da plataforma online do INE, inserindo o número do seu bilhete ou o nome.

O porta-voz falava à saída de uma reunião da Comissão Multissectorial de Apoio à Realização do Censo/2024, liderada pelo o ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, que concluiu estarem criadas todas as condições para a realização do recenseamento da população..

“Há 35 dias para o início do censo da população e habitação, este encontro avaliou as tarefas concluídas e concluiu que as tarefas definidas na reunião anterior foram totalmente cumpridas e com isso temos as condições a 100% para o dia 19 de Julho”, sublinhou.

Hernani Luís assegurou que os mecanismos da logística e os elementos atinentes à preparação do processo estão prontos e disponíveis.

Noutra perspectiva, o também director-geral adjunto do INE adiantou que na segunda quinzena deste mês vai iniciar, em Benguela, o processo de formação técnica em informática a um grupo de 180 informáticos.

Os informáticos darão suporte técnico a nível provincial e em seguida o mesmo processo é replicado na Huíla.

No total serão formados mil 750 informáticos, para apoiar a nível dos municípios e comunas, visto que o censo/2024 será 100% digital.

Paralelamente a estas acções, até ao dia 19 Julho e durante o momento censitário, vão continuar as movimentações combinadas para mobilizar as populações.

O Censo Geral da População e Habitação/2024 será o terceiro na história do país, sendo o primeiro realizado em 1970, cinco anos antes da independência de Angola, enquanto o segundo decorreu em 2014.

Siga-nos
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error: Conteúdo protegido