Desportivo da Lunda Sul estreia-se nas Afrotaças
Desportivo da Lunda Sul estreia-se nas Afrotaças
Desportivo da Lunda Sul

O Desportivo da Luanda Sul constitui a novidade entre as três equipas qualificadas para as Afrotaças, via Campeonato Nacional de futebol (Girabola), onde ocupou a 3ª posição com 50 pontos, devendo disputar a Taça da Confederação (Taça CAF).

Três anos após a sua estreia no Girabola2021-2022, desta vez a equipa da Lunda Sul deu um passo de “gigante”, quer em termos de posição como de pontuação.

Na estreia quedou-se na 13ª posição, com 32 pontos, 11ª na segunda presença, com 31 pts e agora o inédito 3ª posto, com 50 pts.

O conjunto, que chegou mesmo a liderar o Girabola até a sexta ronda, superou vários clubes veteranos e com muita experiência na competição, como o Kabuscorp do Palanca (4º/44 pts), 1º de Agosto (7º/38 pts) e Interclube (9º/35 pts), todos ja foram campeões do evento.

O Desportivo da Lunda Sul aguarda assim o outro representante angolano para a referida prova continental, também conhecida como Taça Nelson Mandela, a sair da final da Taça de Angola no dia 23 de Junho, no Estádio das Mangueiras, em Saurimo.

Já a nível da Liga dos clubes Campeões Africanos, o país volta a ter o Petro de Luanda pela quinta vez consecutiva, tendo nesta última edição atingido os quartos-de-final, depois de chegar às meias-finais em 2021-2022.

Entretanto, o Sagrada Esperança assinala o seu regresso a maior liga de futebol do continente, depois do segundo lugar alcançado no Girabola terminado sábado. Na época transata, os “lundas” estiveram envolvidos na Taça da Confederação.

O Sagrada Esperança esteve na “Champions” da temporada de 2021-2022, onde foi afastado na fase de grupos (D).

Já o 1º de Agosto, a passar por fortes problemas financeiros, com funcionários administrativos com mais de 10 meses sem salários, será o grande ausente nas competições africanas de clubes, ao quedar-se no sétimo lugar, com 38 pts.

A nivél do Girabola, o Carmona SC do Uíge ao liderar a série A, com 23 pts, e o Luanda City, que venceu na liguilha o Sporting do Bié (7-6) após penalidade, são os novos inquilinos apurados para o Girabola 2024-2025.

A Escolinha Isaac de Benguela, que dominou a série B, com 25 pts, assinala o regresso, depois de se estrear na época 2022-2023.

A novata União de Malange (14º/21 pts) e o vetereno Sporting de Cabinda (15º/ 20pts) do Girabola 2023-24 foram despromovidos à segunda divisão.

in Angop

Siga-nos

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido