Escritor Nelson Capele vence prémio de cultura e artes e leva um milhão de kwanzas
Escritor Nelson Capele vence prémio de cultura e artes e leva um milhão de kwanzas
escritor capele

O escritor Nelson Capele venceu na noite de sexta-feira, na cidade de Saurimo, província da Lunda- Sul, a segunda edição do Prémio Provincial de Cultura e Artes, com a obra literária intitulada “Infinito“.

O prémio foi atribuído no âmbito dos festejos do 46.º aniversário da divisão das Lundas, que se assinalou a 4 de Julho, tendo sido o vencedor contemplado com um prémio de um milhão de kwanzas e uma estatueta.

Na categoria de música, dança, melhor produtor musical e promotor de eventos, o prémio coube a António Eloy, grupo Ulengo do Dala, Nelo Calado e a Dupla, respectivamente, e levaram para casa um milhão de kwanzas e uma estatueta cada.

Já nas artes plásticas venceu o grupo Arte Bento, enquanto Benvindo Castigo, grupo Comuqueno do Muconda e colectivo do Cacolo, venceram nas categorias de teatro, melhor batuqueiro e jogos tradicionais, respectivamente, e receberam o mesmo prémio.

Ainda durante a gala, o Governo da Lunda-Sul homenageou a título póstumo os músicos, Imperador Xa-Dedé, Rei Dacosta, antigos integrantes do grupo musical Sassa Tchokwe Internacional. Os seus representantes receberam um valor de três milhões de kwanzas cada.

A gala de premiação foi testemunhada pelo governador provincial da Lunda-Sul, Daniel Neto, para quem o evento visa valorizar a arte dos artistas locais, de modo a preservar a cultura local.

Encorajou os artistas a continuar a divulgar as potencialidades da província, para a permanente valorização da cultura tchokwe.

Quanto ao Prémio Provincial de Jornalismo, Daniel Neto esclareceu que a sua não realização nos últimos três anos tem a ver com a falta de organização da comissão de eventos, mas o governo tudo fará para reconhecer o trabalho dos profissionais da comunicação social.

Siga-nos
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error: Conteúdo protegido