Executivo acomoda Paulo Tchipilica na UNITEL
Executivo acomoda Paulo Tchipilica na UNITEL
tchipilica

O antigo Provedor de Justiça, Paulo Tchipilica, foi recentemente acomodado como presidente da mesa de assembleia da UNITEL, em substituição de Aguinaldo Jaime, que há dois anos ascendeu a presidente do Conselho de Administração desta empresa de telecomunicação detida a 25% pelo Estado angolano, através da petrolífera Sonangol.

Recuperado após alguns problemas de saúde devido à idade avançada (84 anos), a indicação de Paulo Tchipilica, feita sem alarido, é vista como decorrente do gesto de benevolência do governo de João Manuel Gonçalves Lourenço, que tem acomodado alguns veteranos e nacionalistas como administradores não executivos de conselhos de administração de empresas públicas privadas ou presidentes de assembleia de mesa. O antigo Presidente José Eduardo dos Santos acomodava esta classe, colocando-os como embaixadores.

Desde que chegou ao poder, João Lourenço já acomodou alguns veteranos, que estão na casa dos 80 anos, conforme analises do Club-K.

A saber:

  • Lopo Fortunato Ferreira do Nascimento, aos 81 anos, está acomodado como administrador não executivo da Sonangol.
  • Ismael Abraão Gaspar Martins, 83 anos, está acomodado como administrador não executivo do Fundo Soberano de Angola.
  • André Santana Pitra “Petroff”, 83 anos, está acomodado como administrador não executivo para a área de segurança da ENDIAMA-E.P.
  • Noé José Baltazar, antigo diretor geral da Endiama, está acomodado como administrador não executivo do Banco SOL desde Junho de 2020.
  • Ngola Kabangu, 80 anos, engenheiro eletrónico e político angolano, membro da FNLA, acomodado como administrador não executivo da ENDIAMA-E.P.
  • Justino José Fernandes, antigo governador de Luanda e dirigente desportivo, está acomodado como administrador não executivo da Empresa Portuária de Luanda
  • José Agostinho Neto “Loló”, irmão de Agostinho Neto e diplomata, foi acomodado aos 80 anos como administrador não executivo do BPC. Faleceu em Maio de 2023.
  • Hermínio Joaquim Escórcio, falecido ontem (29/9), aos 87 anos, foi até pouco tempo presidente da mesa de assembleia do Banco Económico.

in Club-K

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido