Faleceu o general Xietu, o assassino do comandante Monstro Imortal
Faleceu o general Xietu, o assassino do comandante Monstro Imortal
xietu

Faleceu esta quarta-feira, 26, em Luanda, aos 81 anos, o general reformado João Luís Neto “Xietu”, primeiro chefe do Estado-Maior Geral das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA, entre 1974 – 1981), vítima de doença prolongada.

Xietu foi uma das figuras centrais nos acontecimentos do 27 de Maio de 1977 (vide aqui: Conheça os principais matadores do 27 de Maio de 1977), um dos períodos mais sombrios da história recente do país, que resultou na morte de mais de 80 mil angolanos.

O seu nome esteve associado a acções repressivas levadas a cabo durante a purga subsequente ao 27 de Maio, incluindo a execução do seu adjunto, João Jacob Caetano “Monstro Imortal”.

Fontes históricas relatam que “Monstro Imortal” foi detido no Ministério da Defesa e submetido a maus-tratos severos antes de ser assassinado pelo general João Luís Neto “Xietu”.

Anos mais tarde, Xietu foi afastado das estruturas do MPLA e, posteriormente, das Forças Armadas Angolanas (FAA), onde ocupou o cargo de diretor da Caixa Social, antes de ser exonerado por peculato.

O general foi membro do Bureau Político e do Comité Central do MPLA, além de integrar o Conselho da Revolução.

Natural de Icolo e Bengo, onde nasceu a 8 de Fevereiro de 1944, Xietu ingressou no MPLA em 1964, integrando o Destacamento Ferraz Bomboko.

Em 1969, foi nomeado director do Centro de Instrução Revolucionária (CIR) em Dolisie, no Congo, e, posteriormente, comandante de zona.

Em Março de 1971, assumiu o comando da Sub-Região Norte das FAPLA, tendo integrado a primeira delegação do MPLA na Comissão de Negociação dos Acordos de Alvor, em Janeiro de 1975.

Pelo seu papel na luta de libertação e na defesa da soberania nacional, foi condecorado com diversas distinções, incluindo a Medalha da Ordem António Agostinho Neto.

Até à data da sua morte, integrava o Conselho de Honra do MPLA, um órgão consultivo do partido para decisões estratégicas.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido