Huambo: SINPROF defende actualização anual dos salários da função pública
Huambo: SINPROF defende actualização anual dos salários da função pública
abel maravilhoso

O secretário do Sindicato Nacional dos Professores (SINPROF) na província do Huambo, Abel Maravilhoso José, defendeu, esta segunda-feira, a actualização anual dos salários da função pública, tendo em conta as novas dinâmicas económicas e financeiras.

O sindicalista falava sobre a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE-2024), que prevê isentar o pagamento do Imposto sobre o Rendimento de Trabalho (IRT) os funcionários públicos que auferem até 100 mil kwanzas, contra os actuais 70 mil, assim como o aumento de 5 por cento do salário da função pública.

Abel Maravilhoso José, que enalteceu a iniciativa do Executivo, disse ser importante que, anualmente, seja actualizado o salário da função pública, para contrapor a inflação galopante, que tem condicionado a maneira de viver dos funcionários públicos.

Entretanto, denunciou a existência trabalhadores com salários desactualizados há cinco ou até mesmo 10 anos, uma situação que precisa ser contestada por todas as forças sindicais.

Por isso, O sindicalista pediu mais atenção social aos funcionários, sobretudo, para àqueles que têm sido vítimas da desvalorização do Kwanzas, propiciando a delinquência, desvio moral e transtornos diversos, por não conseguir suportar as despesas familiares.

Apelou ao reforço do diálogo, entre os sindicatos e as entidades empregadoras, com o objectivo de se evitar situações mais gravosas de vertente laboral, a exemplo das greves.

A proposta de Orçamento Geral do Estado para 2024, apresentada, na última terça-feira, à Assembleia Nacional, pelo Executivo angolano, comporta receitas estimadas em 24 biliões de Kwanzas e despesas fixadas em igual montante.

As projecções económicas para o próximo exercício económico foram calculadas na base de um preço médio do barril de petróleo de USD 65,00 e uma produção petrolífera média diária de 1 milhão e sessenta mil barris.

in Angop

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido