Huambo: Soba da Santa Iria envolvido em vandalismo e roubo de bens públicos
Huambo: Soba da Santa Iria envolvido em vandalismo e roubo de bens públicos
mota3

Na província do Huambo, um líder tradicional da localidade de Santa Iria, identificado apenas por Dias, está a ser acusado de vandalismo e roubo de bens públicos, tais como: contentores de lixo entre outros meios.

Segundo fontes do Imparcial Press, o incidente mais recente ocorreu ontem, sexta-feira, 14, quando dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram flagrados a transportar um contentor de lixo numa motorizada de três rodas, conhecida localmente como Kaleluya, com a intenção de o vender como sucata.

Os jovens, de acordo com as fontes do Imparcial Press, estavam a ser orientados por um motoqueiro na via pública e foram interpelados pela população, que os denunciou.

Em depoimento, os adolescentes revelaram que o contentor foi retirado da residência do soba Dias e que eles estavam apenas a cumprir ordens. Informaram também que a casa do soba contém uma grande quantidade de ferro, que ele posteriormente vende aos compradores de sucata.

A situação é alarmante, visto que uma autoridade tradicional, responsável pela protecção e valorização dos bens públicos, está a ser acusada de envolvimento em actividades ilícitas.

A comunidade repudia esses actos, sublinhando que a apropriação indevida de contentores de lixo contribui para a degradação da cidade e a escassez desses recursos essenciais em diversas áreas.

Os populares solicitam à Polícia Nacional que abra uma investigação rigorosa contra o soba Dias, no sentido de garantir que os responsáveis sejam devidamente punidos.

“É crucial que os líderes comunitários, especialmente os tradicionais, sirvam de exemplo na protecção e preservação dos bens públicos, visto que o Governo gasta muito dinheiro com esses bens públicos”, disse um dos denunciantes ao Imparcial Press.

Siga-nos
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error: Conteúdo protegido