João Chiquete retira-se da selecção de futebol para amputados
João Chiquete retira-se da selecção de futebol para amputados
chiquete

O ponta-de-lança da Selecção Nacional de futebol para amputados, João Chiquete, anunciou o fim da sua prestação ao serviço da Selecção Nacional de futebol para amputados, cinco anos depois da sua estreia.

O jogador do Kayser, da primeira Liga de Futebol para Amputados da Turquia, não menciona as razões da decisão na nota divulgada na sua página do facebook, limitando-se a agradecer a Direcção do Comité Paralímpico Angolano pelos anos de parceria.

Durante os cinco anos que representou o combinado nacional, o atleta da província do Huambo sagrou-se campeão mundial (México2018), Campeão Africano (Angola 2019), medalha de bronze no Campeonato Africano (Tanzânia 2021) e vice-campeão mundial (Turquia 2022).

A nível de clubes, por equipas turcas, o número sete foi Campeão da Liga dos Campeões Europeus (Polónia`2022), Campeão da Super Liga Turca (2022) e Campeão da Taça da Turquia (2022).

João Chiquete, que evolui actualmente pelo Kayser, da Primeira Liga da Turquia, acumula já nove golos marcados, seis assistências em onze jogos, sendo o melhor marcador da equipa.

Este anúncio ocorre, curiosamente, numa altura em que o jogador não foi convocado para a Selecção Nacional que se prepara para participar no Campeonato Africano, a disputar-se de 18 a 29 deste mês, na cidade do Cairo (Egipto).

Sobre o assunto, o seleccionador nacional, Augusto Baptista “Cheto”, afirmou esta segunda-feira à ANGOP, em Luanda, desconhecer as razões da decisão do jogador, que considera preponderante no conjunto angolano.

Disse que, apesar de não constar do grupo que vai ao CAN do Egipto, trata-se de um activo com que conta para o Campeonato do Mundo de 2026.

Justificou a não convocação do atacante por desconhecer oficialmente a sua actual situação na Turquia, já que ao longo da época se negou a enviar os vídeos e “links” dos jogos que disputou, como fizeram os outros nove profissionais angolanos que “militam” no mesmo campeonato.

O combinado nacional segue esta segunda-feira para a Turquia, visando um estágio antes do CAN no Cairo, qualificativo ao Campeonato do Mundo, em 2026.

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido