Ministério da Saúde vai gastar mais de 720 mil dólares em sete viaturas
Ministério da Saúde vai gastar mais de 720 mil dólares em sete viaturas
dolar

Numa altura em que falta quase tudo nos centros de saúde e nos hospitais, o Ministério da Saúde prepara-se para gastar 604,9 milhões de kwanzas (721 mil dólares norte americanos) na compra de sete viaturas, uma das quais um SUV da Lexus, avaliado em 209 mil dólares, noticiou o Novo Jornal

A informação consta num procedimento dinâmico electrónico para aquisição das sete viaturas ligeiras para o Ministério da Saúde, a decorrer no Portal das Compras Públicas até ao próximo dia 22 de Março.

Segundo a fonte primária, o montante (604,9 milhões de kwanzas) será dividido por quatro lotes, com o primeiro a ter como destino a aquisição de uma viatura no valor de 175 milhões de kwanzas, o que corresponde a cerca de 209 mil de dólares. Verificadas as especificações técnicas conclui-se se trata de um luxuoso SUV da Lexus.

O segundo lote prevê a aquisição de duas viaturas no valor total de 250 milhões. Já o lote 3, no valor global de 132 milhões de kwanzas, servirá para a compra de três viaturas, enquanto o quarto lote se destina a aquisição de um carro no valor de 47,9 milhões de kwanzas.

A despesa, assinada pela ministra da Saúde, Silvia Lutucuta, será garantida pela verba inscrita no OGE de 2024, cabimentada na rubrica “Acções Correntes”, com recursos ordinários do Tesouro.

Em Fevereiro de 2023, o semanário Expansão, com base no estatuto orgânico da instituições do Estado, avançava que “o Estado possui pelo menos 765 carros de luxo com preços que vão desde os 90 a 290 mil de dólares cada, atribuídos a servidores públicos entre ministros, vice-ministros, deputados, juízes, governadores provinciais e seus adjuntos, presidentes de conselhos de administração de empresas do Sector Empresarial Público (SEP), e ainda chefias com cargos de direcção”.

“Por carros de luxo entenda-se viaturas que custam pelo menos 90 mil USD, equivalente a cerca de 45 milhões Kz, valor que daria para comprar um apartamento no Kilamba. Estas viaturas são de diferentes marcas e modelos, mas definem também a categoria do servidor público. Ou seja, quanto mais alto for o cargo, maior é o valor da sua viatura”, lembrava o jornal.

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido