Morreu antigo jornalista da Rádio Nacional de Angola
Morreu antigo jornalista da Rádio Nacional de Angola
JS

O jornalista desportivo e ex-director da Emissora Provincial do Uíge da Rádio Nacional de Angola (RNA), João Isaac Nazaré de Miranda, faleceu na quarta-feira, 27, de forma súbita, na cidade do Uíge, aos 62 anos de idade.

De acordo com fontes familiares, o profissional sentiu-se mal e foi encaminhado ao Hospital Geral do Uíge (HGU), onde acabou por ser declarado morto.

João Isaac ingressou na RNA em outubro de 1981 e foi reformado em março de 2018. Durante esse período, exerceu o cargo de director da estação provincial durante 18 anos consecutivos (2000-2018).

O seu percurso não esteve isento de críticas. Em 2017, o jornalista Olavo Castigo acusou-o de práticas de má gestão e nepotismo, apontando que jovens talentos da rádio no Uíge, como Xavier Basílio (actualmente na TPA) e Astrogildo Pedro Sumbo, teriam abandonado a emissora por falta de oportunidades.

Outros nomes promissores, como Nídio Campos, Kieno José e Pedro Kubala, também optaram por seguir carreiras fora da rádio, alegadamente devido ao ambiente de gestão da altura.

Apesar da controvérsia em torno da sua liderança, João Isaac deixa o legado de quase quatro décadas de dedicação à Rádio Nacional de Angola, sendo recordado como uma das vozes de referência do jornalismo desportivo na província do Uíge.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido