Morreu Dom Francisco da Mata Mourisca, bispo emérito do Uíge
Morreu Dom Francisco da Mata Mourisca, bispo emérito do Uíge
bispo_uige_21715132364138826261f2

Morreu ao principio da noite desta quinta-feira, 16, em Luanda, o Bispo Emérito da Diocese do Uíge, Dom Francisco da Mata Mourisca, aos 95 anos, no Hospital Dom Alexandre Cardeal do Nascimento, vítima de doença.

A sua morte foi anunciada pela Diocese do Uíge, nos seguintes termos:

“É com profunda dor e consternação que recebemos há instantes a comunicação do Hospital Dom Alexandre, em Luanda, na pessoa do seu director Masseca, que dá conta da partida de Dom Francisco da Mata Mourisca para a casa do pai do celeste, pelas 18h45, vítima de doença”.

De nome civil José Moreira dos Santos, D. Francisco da Mata Mourisca nasceu a 12 de Outubro de 1928, na então freguesia de Mata Mourisca, de onde lhe vem o nome, Diocese de Coimbra, Portugal.

Foi nomeado bispo da Diocese do Uíge, então Diocese de Carmona e S. Salvador, a 14 de Março de 1967, com 39 anos, e ordenado a 30 de Abril do mesmo ano, no Porto, Portugal.

O bispo pertenceu à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e foi ordenado sacerdote no Porto, a 20 de Janeiro de 1952.

Formado em Teologia Dogmática pela Universidade de Salamanca, Espanha, em 1957, D. Francisco da Mata Mourisca exerceu em Portugal vários cargos de responsabilidade, entre os quais o de ministro provincial dos capuchinhos.

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido