Morreu França Van-Dúnem
Morreu França Van-Dúnem
França Van

O antigo primeiro-ministro Fernando José de França Dias Van-Dúnem faleceu na manhã desta quarta-feira, 12, em Lisboa (Portugal), vítima de doença prolongada, aos 89 anos. Até antes da sua partida para o além, França Van-Dúnem era deputado à Assembleia Nacional pelo Grupo Parlamentar do MPLA.

Diplomata de carreira, França Van-Dúnem foi primeiro ministro da República de Angola por duas vezes (1991-92) e (1996-99), primeiro presidente da Assembleia Nacional (1992-96) e vice-presidente da União Africana e membro do Parlamento pan africano.

Foi igualmente embaixador de Angola em Portugal e na Bélgica, vice-ministro das Relações Exteriores, ministro da Justiça e professor catedrático e titular na Universidade Católica de Angola.

Na arena internacional, foi alto funcionário da Organização da Unidade Africana, actualmente União Africana e, durante muito tempo, responsável pela sua administração em Addis Abeba. França Van-Dúnem foi o primeiro vice-presidente do Parlamento pan-africano.

Exerceu, igualmente, o cargo de Presidente da Assembleia Nacional e professor catedrático e titular na Universidade Católica de Angola.

Na arena internacional, foi alto funcionário da Organização da Unidade Africana, actualmente União Africana e, durante muito tempo, responsável pela sua administração em Addis Abeba. França Van-Dúnem foi primeiro vice-presidente do Parlamento pan-africano.

Homenagens

Em Junho de 2015, França Van-Dúnem, antigo deputado da bancada parlamentar do MPLA, foi homenageado pela Casa Civil do Presidente da República e pelo Ministério das Relações Exteriores, pelo seu desempenho em Direito Internacional e o seu contributo à política externa de Angola.

Em Novembro de 2021, a Universidade Católica de Angola atribuiu, o título de professor emérito a França Van-Dúnem, pelo contributo dado ao avanço do ensino e da ciência, sobretudo na área do direito.

Ao longo de mais de 20 anos de carreira na docência, França Van-Dúnem passou pelas faculdades de Direito das universidades Católica de Angola e Agostinho Neto, em Luanda.

Siga-nos
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error: Conteúdo protegido