Morreu o reverendo Janito Augusto Francisco, líder da Igreja Protestante Renovada
Morreu o reverendo Janito Augusto Francisco, líder da Igreja Protestante Renovada
junito

O reverendo Janito Augusto Francisco, dirigente da Igreja Protestante Renovada e uma das figuras de referência do movimento religioso em Angola, morreu na terça-feira, em Luanda, vítima de doença, informaram fontes religiosas ao Imparcial Press.

Além de líder espiritual, Janito Augusto Francisco exercia as funções de secretário-executivo do Comité Intersetorial para a Luta contra o Fetichismo e era presidente da Comissão de Intersecção Pastoral para a Consolidação da Paz e Harmonia Nacional, órgãos através dos quais se destacou na promoção do diálogo entre as confissões religiosas e o Estado.

Num dos seus últimos pronunciamentos públicos, em Luanda, Janito Augusto Francisco defendeu a necessidade de uma cooperação estreita entre o Governo e as igrejas na busca de soluções para os problemas sociais e políticos do país, sublinhando que o bem-estar dos cidadãos deve ser uma responsabilidade partilhada.

O religioso fez essas declarações durante um simpósio subordinado ao tema “O Fenómeno Religioso em Angola: Um Debate Contínuo”, no qual apelou ao respeito pelos princípios da Constituição da República de Angola, considerando que o cumprimento da lei é essencial para que as igrejas contribuam de forma positiva para os diversos sectores da sociedade.

A morte do líder religioso motivou várias reacções no meio político e religioso. Numa nota de condolências, o político Francisco Higino Lopes Carneiro manifestou “profundo pesar” pelo passamento físico de Janito Augusto Francisco, a quem descreveu como “uma das grandes figuras da fé, da cultura e da identidade espiritual angolana”.

Higino Carneiro destacou ainda a “espiritualidade ímpar” e o “espírito conciliador” do líder religioso, sublinhando o seu papel na promoção da paz, do entendimento e da unidade, tanto no seio das igrejas africanas como na sociedade em geral.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido