
O Presidente da República, João Lourenço, deu por terminado, esta quinta-feira, o mandato dos membros do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE-EP), que era liderado por Mário Alberto Mendonça da Silva, desde Dezembro de 2024.
Para liderar a nova administração, foi nomeado Pedro Estêvão Buca, até então administrador executivo da ENDE, que passa agora a assumir as funções de Presidente do Conselho de Administração.
No mesmo despacho, o Chefe de Estado exonerou Izequiel Sebastião Manuel do cargo de administrador executivo da empresa.
Mantendo-se como único remanescente da anterior equipa, Pedro Estêvão Buca ascende à liderança da distribuidora nacional de energia eléctrica.
Em novos despachos presidenciais, foram também nomeados Lauro Pinto Fortunato e Nelson Viando Paixão Pinto como administradores executivos da ENDE.
Noutro diploma, o Presidente da República exonerou António da Silva Inglês Pinto do cargo de administrador para as áreas de Planeamento e Gestão de Projectos do Conselho de Administração da Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT-EP), tendo nomeado, para a mesma função, Tárcio Amarildo Morais Cardoso.
Já no sector das comunicações, João Lourenço nomeou Osvaldo Adão Monteiro como novo administrador executivo do Instituto Angolano das Comunicações.