RD Congo: Pena capital para oficial do exército pela morte de manifestantes
RD Congo: Pena capital para oficial do exército pela morte de manifestantes
mw-960

Um tribunal militar da República Democrática do Congo condenou à morte o oficial do exército Mike Mikombe pela morte de mais de meia centena de manifestantes, noticiou ontem, terça-feira, o jornal congolês Kivu Morning Post.

O tribunal condenou também três militares a dez anos de prisão por assassínio, enquanto outros dois foram absolvidos, noticiou a publicação.

Na semana passada, o procurador pediu ao tribunal militar do Kivu Norte a condenação de Mikombe por homicídio, destruição de material de guerra e incitamento de soldados a cometer atos ilícitos, argumentando que, embora não tenha disparado, estabeleceu-se responsabilidade criminal.

Os soldados foram julgados pela repressão mortal contra uma seita religiosa, conhecida como Wazalendo, que convocou manifestações não autorizadas contra a missão das Nações Unidas (MONUSCO) na região, em agosto, que resultaram na morte de mais de 50 pessoas.

O Governo congolês afirmou que a manifestação pôs em causa a ordem pública, depois de os manifestantes terem alegadamente apedrejado um agente da polícia até à morte.

O leste da República Democrática do Congo tem sido palco, nos últimos anos, de vários protestos contra os capacetes azuis da MONUSCO, num contexto de crescentes apelos à sua saída devido à contínua deterioração da segurança na região, onde operam dezenas de grupos armados.

in Lusa

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido