Usar o telemóvel no banheiro pode causar hemorroida e intoxicação alimentar
Usar o telemóvel no banheiro pode causar hemorroida e intoxicação alimentar
telem

O telemóvel já virou um aparelho inseparável do homem moderno. Com múltiplas funcionalidades a palma da sua mão, não é incomum levar o celular para todo lugar que se vai, até mesmo para o banheiro! Porém, essa prática de levar o seu smartphone até o sanitário pode causar uma série de problemas.

Uma pesquisa divulgada pela Nord VPN, em 2022, revelou que 65% dos entrevistados (cerca de 9,8 mil adultos) disseram usar seus telemovéis no banheiro, o aparelho neste local é um imã de germes e bactérias. O uso do smartphone no banheiro também pode causar hemorroidas e até mesmo ampliar problemas de ansiedade. Confira:

Germes e bactérias no telemóvel

Mesmo que seja sempre limpo, o banheiro ainda é um dos lugares em que contém mais bactérias e germes da nossa casa. Levar o telemóvel para o banheiro faz com que estes organismos se alojem no dispositivo, isso também vale para todo e qualquer aparelho que possui pequenas frestas (abertura para o carregador, microfone, fones de ouvido) em sua carcaça, o que permite o alojamento dos corpos estranhos.

Uso prolongado pode causar hemorroida

Ficar sentado no vaso por vários minutos mexendo no telemóvel, imerso em vídeos no TikTok ou no Instagram por exemplo, pode ser extremamente prejudicial para a sua saúde.

Além dos germes e das bactérias, especialistas alertam que ao ficarem sentadas por muito tempo, as pessoas estão fazendo mais força para evacuar do que seria necessário. O resultado dessa combinação são as veias do reto ainda mais dilatadas, o que pode favorecer o surgimento de hemorroidas.

Não carregue o telemóvel

No ambiente úmido do banheiro, há um grande risco de choques, ou curto-circuito, se o fio ou adaptador do carregador do telemóvel entre em contato com a água. Também vale ressaltar que não se deve mexer no telemóvel com as mãos molhadas quando o aparelho estiver carregando.

Umidade pode comprometer uso do telemóvel

Se você tiver um celular com uma rachadura na tela, além dos germes e bactérias já mencionados, seu aparelho fica mais vulnerável no ambiente úmido. Em um banho quente, por exemplo, as gotículas de água podem ultrapassar a barreira do display e acumular por trás da tela, o que pode comprometer o funcionamento do telefone com o passar do tempo.

Intoxicação alimentar

Apesar de estar mais relacionado com os hábitos de higiene do usuário, o telemóvel também tem seu papel nessa questão. No cenários exposto no primeiro ponto da lista, onde os germes e bactérias ficam no telemóvel, se a pessoa pegar neste aparelho, sem lavar as mãos, e for comer algo depois há uma grande chance de ser contaminada e gerar uma intoxicação alimentar.

Aumenta a ansiedade

A saúde mental também pode ser comprometida com o uso do telemóvel no banheiro. Há chances de uma ansiedade, por exemplo, ser agravada com a prática, gerando até mesmo uma ‘nomofobia’, ou seja, um medo de ficar sem o smartphone.

Acidentes

Um telemóvel no banheiro ainda há a grande possibilidade de o aparelho cair no chão, por um descuido do usuário, ou pior, cair no vaso sanitário. Se isso acontecer é importante fazer uma limpeza profunda, com álcool isopropílico e um pano macio, levemente umedecido e que não solte fiapos.

in Tech Break

Siga-nos

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido