
O médico ginecologista-obstetra Matondo Providência Alexandre foi nomeado, no início deste mês, pela governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, como novo director do Gabinete Provincial da Saúde, sucedendo a Domingos Raul Goulão.
A cerimónia de posse decorreu a 7 de Abril, na sede do Governo, em Caxito, juntamente com outros gestores públicos recém-nomeados.
A nomeação de Matondo Alexandre ocorre menos de dois meses após a sua exoneração do cargo de director municipal da Saúde de Viana, em Luanda.
Segundo apurou o Imparcial Press, a sua saída foi motivada por desentendimentos com o administrador municipal de Viana, Demétrio de Sepúlveda, na sequência de várias denúncias de cidadãos sobre irregularidades no sector que dirigia.
Durante a sua gestão em Viana, Matondo Alexandre enfrentou críticas por fazer vistas grossas às inúmeras regularidades que decorriam no sector da Saúde, o que culminou na sua substituição por Rosa Maria de Andrade Diogo Manuel, médica pediatra que anteriormente exercia funções como directora geral do Centro de Saúde da Samba.
Matondo Alexandre é irmão do malogrado Serafim Cananito Alexandre, antigo governador da província do Uíge entre 1995 e 1998.