António José Seguro torna-se o novo Presidente da República de Portugal
António José Seguro torna-se o novo Presidente da República de Portugal
seguro

António José Seguro foi eleito Presidente da República de Portugal com uma maioria expressiva, ao obter 3.482.481 votos, correspondentes a 66,82% dos sufrágios, segundo dados provisórios da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.

Com os resultados ainda por apurar em 20 freguesias, onde a votação foi adiada devido ao mau tempo, e em sete consulados no estrangeiro, o antigo secretário-geral do Partido Socialista mantém uma vantagem clara sobre o adversário André Ventura, que reuniu 1.729.381 votos (33,18%).

A vitória foi confirmada no domingo, na segunda volta das eleições presidenciais, tornando António José Seguro no sexto Presidente da República eleito em democracia e um dos chefes de Estado mais votados de sempre em Portugal, ao ultrapassar a fasquia dos três milhões de votos.

Dos mais de 11 milhões de eleitores inscritos, cerca de metade participou no acto eleitoral, com uma taxa de abstenção próxima dos 50%. Ainda assim, mais de 3,3 milhões de portugueses depositaram o voto em António José Seguro, consolidando uma vitória considerada histórica pelo número de votos alcançados.

A eleição de Seguro ocorre no termo do segundo mandato de Marcelo Rebelo de Sousa, que deixará a Presidência da República em Março de 2026.

Desde a instauração da democracia, em 1976, Portugal elegeu seis Presidentes da República, passando agora a integrar António José Seguro nesse elenco.

Na sequência do resultado, o Presidente da República de Angola, João Lourenço, felicitou António José Seguro pela vitória.

Numa mensagem tornada pública esta segunda-feira, João Lourenço sublinhou que a escolha dos eleitores portugueses representa uma aposta na continuidade de políticas que asseguram a estabilidade institucional e das relações de Portugal com os seus parceiros internacionais.

O Chefe de Estado angolano manifestou ainda a expectativa de manter um diálogo construtivo com o Presidente eleito, reiterando a importância do aprofundamento da cooperação bilateral entre Angola e Portugal, e desejou a António José Seguro êxitos no exercício do mandato presidencial.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido