A desinformação na era da informação – Eng.º Eric Martins
A desinformação na era da informação – Eng.º Eric Martins
eric

A revolução industrial está a trazer consigo grandes desafios para todos os sectores. A citação de informação e poder perde impacto, nesta época devido a grande imersão de fontes de informação que existem, referenciado origens das mesmas.

As fake news são uma grande ameaça face à facilidade com que as mesmas podem ser criadas, difundidas e alimentadas, onde as redes sociais são o principal vínculo, onde o pensamento crítico dos utilizadores é posto à prova.

Contudo, as fake news têm um chamado “Deep Fake” que combina, mais recentes tecnologias, onde se hackeam vídeos, criam-se vídeos artificiais, onde apresentam pessoas, fazendo coisas que nunca fizeram mas de uma forma muito próxima à realidade agregando também, a componente da fala, que pode servir para reivindicar declarações ou palavras nunca ditas.

Uma boa solução exigiria tecnologias e protocolos digitais avançados para avaliar conteúdos (por exemplo, para identificar e verificar eficazmente os conteúdos menos fiáveis).

Também é muito difícil sensibilizar os utilizadores das redes sociais para o problema, pois isso levaria tempo e exigiria uma enorme quantidade de recursos.

Por exemplo, a sensibilização para o problema das notícias falsas exigiria um programa global e contínuo que “educasse” os utilizadores online para aplicarem o pensamento crítico ao consumirem e partilharem conteúdos digitais.

A inteligência artificial (IA) é um dos principais fatores que poderá servir como bênção e maldição, dependendo da empregabilidade da mesma, pois esta pode ser tecnologia que poderá suportar o fenómeno das fake news.

*Licenciado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Católica de Angola.
Mestrando em Gestão de redes e Computadores
Membro da Ordem dos Engenheiros de Angola
Profissional a nível de redes Cisco (CCNP)
Membro Fundador da Associação Vida & Luz (Filantropia)

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido