
O conselho de administração do Banco de Poupança e Crédito (BPC) apresentou recentemente uma queixa-crime junto do Serviço de Investigação Criminal de Luanda contra o chefe da direcção de Capital Humano, Gunther Costa, por crimes de peculato e associação criminosa, segundo apurou o Imparcial Press.
De acordo com informações obtidas pelo jornal, Gunther Costa ter-se-á aproveitado do cargo que ocupa no BPC para desviar computadores desta instituição financeira pública, revendendo-os a terceiros.
Temas relacionados:
O processo-crime, registado sob o número 9272/24 – 03 e conduzido pelo instrutor Miguel, deverá ser encaminhado brevemente ao Tribunal de Comarca de Luanda, após despacho da Procuradoria-Geral da República junto do SIC.
Fontes do Imparcial Press revelam que o caso envolve também uma funcionária do departamento de Recursos Humanos, identificada apenas por Cleusa.
Denúncias apontam que Gunther Costa tem sido frequentemente acusado de atitudes arrogantes e irresponsáveis, maltratando os seus subordinados na direção de Capital Humano do BPC. Fontes internas descrevem-no como “anormal” ou “desequilibrado mental”.
Gunther Costa alega ter o respaldo do actual presidente do Conselho de Administração, Cláudio Pinheiro Pinto Macedo, e do administrador executivo, Luzolo de Carvalho.
A direcção jurídica do BPC tem recebido inúmeras reclamações sobre o comportamento de Gunther Costa. “São várias as queixas sobre uma só pessoa, não é normal”, lamentou uma fonte, destacando que “ele usa palavras obscenas, impróprias para um director de Capital Humano, que deveria ser o guardião do equilíbrio comportamental dentro da instituição”.
Gunther Costa é conhecido pela sua proximidade com Norberto Garcia, director do Gabinete de Estudos e Análises Estratégicas (GEAE), um órgão de assistência ao Presidente da República que actua na esfera da Casa Militar.
Os dois trabalharam juntos na Unidade Técnica para o Investimento Privado (UTIP), onde, conforme informações obtidas pelo Imparcial Press, Costa era responsável pelo Departamento de Administração e Finanças.
No BPC, Gunther Costa, formado em economia, já ocupou posições nas direcções Central de Crédito e de Auditoria Interna, onde foi criticado pela sua suposta incompetência e ignorância.